PremiumQuase metade da receita total de IRS é paga pelos 5% mais ricos

Metade dos contribuintes não paga IRS, por não ganhar o suficiente. Assim, cerca de 48% da receita vem dos 5% mais ricos.

Apesar de “quase ninguém” pagar metade dos seus rendimentos em IRS, há contribuintes que entregam substancialmente mais verbas ao Estado do que outros, daí que perto de 48% da receita total deste imposto venha apenas dos 5% mais ricos, indica a análise do Gabinete de Estudos e Relações Internacionais do Ministério das Finanças.

Já a par destes, há mais de dois milhões de portugueses que não pagam IRS, por não ganharem o suficiente, alertam os fiscalistas ouvidos pelo Jornal Económico (JE).

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

EUA incluem Irão, grupo Wagner e talibãs na lista negra de liberdade religiosa

O Governo dos Estados Unidos anunciou hoje a sua ‘lista negra’ de países e organizações que atentam contra a liberdade religiosa, nela incluindo Cuba, China, Irão, Rússia, o grupo Wagner e os talibãs, entre outros.

Crise/Energia: Desconto no ISP reduz-se em dezembro com queda dos preços dos combustíveis

O Ministério das Finanças anunciou hoje que em dezembro há uma redução do desconto do ISP em 3,9 cêntimos por litro de gasóleo e em 2,4 cêntimos por litro de gasolina, tendo em conta a queda dos preços.

PremiumEmpresários pedem “velocidade” nos dossiers da economia e turismo

Confederações de empresários da indústria e de turismo agradecem aos secretários de Estado demissionários e esperam que os novos continuem o trabalho já realizado, concretizando planos anunciados.
Comentários