[weglot_switcher]

Quase um em cada três utentes esperam por médico de família há mais de dois anos

Dados de maio do Ministério da Saúde revelaram que os 1,3 milhões de utentes não tinham médico de família, sendo que em setembro de 2019 o número era de 614 mil.
25 Junho 2022, 08h33

Quase um em cada três utentes (31%) esperam por médico de família há mais de dois anos, enquanto 6% nunca tiveram, segundo uma sondagem levado a cabo pela Aximage e divulgada este sábado, 25 de junho, pelo “Jornal de Notícias”, “TSF” e “Diário de Notícias”.

Os dados de maio do Ministério da Saúde revelaram que os 1,3 milhões de utentes não tinham médico de família, sendo que em setembro de 2019 o número era de 614 mil. A maior parte dos residentes em Portugal (98%) estão inscritos nos centros de saúde, mas só 75% são acompanhados por um especialista em Medicina Geral e Familiar.

Em relação aos tempos de espera, 29% dos utentes inscritos nos centros de saúde dizem esperar entre 15 dias e um mês entre a marcação e a realização da consulta. Um quinto espera entre um e dois meses, outros 20% menos de 15 dias e 19% esperam mais de dois meses.

No que diz respeito ao tempo de espera para cirurgias, as demoras mais significativas acontecem na Área Metropolitana de Lisboa (67%) e na Área Metropolitana do Porto (64%).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.