PremiumQuatro bancos com 540 milhões de malparado à venda

Numa altura em que a crise energética, a subida da inflação, e a escalada dos juros trazem novamente o fantasma da subida do crédito em incumprimento, o BCP, o Novobanco, o Santander e o Banco Montepio puseram à venda portefólios de crédito malparado e imóveis.

Numa altura em que voltam a soar alarmes quanto à possível subida do crédito malparado – por causa da escalada da inflação (em agosto estava em 8,9%)e da subida dos juros pelo BCE – o Millenniumn bcp, o Novobanco, o Santander Totta e o Banco Montepio estão a acelerar a venda dos “ativos problemáticos”.

Segundo o Jornal Económico apurou, estão neste momento no mercado cinco carteiras dos quatro bancos, com um valor global de 540 milhões de euros.

O Millennium BCP está a transacionar no mercado um portefólio que apelidou de “Aurora” e que é composto por 30 milhões de euros de crédito em incumprimento e mais 40 milhões de euros de imóveis recebidos em dação.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Sindicatos dos Quadros e SIB pedem apoio extraordinário para bancários no ativo

Ainda sobre as medidas do Governo de apoio para fazer face à inflação, o Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) e o SIB (Sindicato Independente da Banca) pedem parecer sobre constitucionalidade do apoio aos pensionistas e exigem apoio extraordinário para bancários no ativo.

Rácio de crédito malparado na banca melhora para 3,4% no segundo trimestre

A queda “reflete a diminuição dos NPL (-4,0%) e o aumento dos empréstimos produtivos (+1,8%)”, explica o supervisor da banca. A rentabilidade também melhorou.

Programa “Consolidar” mobiliza 752 milhões para fomentar a consolidação de PME

Foram divulgadas as 14 sociedades que iram constituir 14 novos fundos de capital risco. A dotação global disponível é de 752 milhões de euros para capitalizar empresas, promovendo o crescimento, expansão e consolidação de projetos empresariais (PME e mid caps).
Comentários