Queda de avião na Colômbia: 76 mortos

A bordo iam 72 pessoas, incluindo a equipa de futebol Chapecoense. Há registo de seis sobreviventes e a final da Taça Sul-Americana já foi suspensa.

Fotografia: Twitter 360 Radio Colombia

Esta noite, um avião despenhou-se quando se dirigia para Madellin, numa zona montanhosa, com nove tripulantes a bordo e 72 passageiros a bordo, conforme adiantou a Autoridade da Aeronáutica Civil da Colômbia. O chefe da polícia colombiana fez o balanço: morreram 76 pessoas.

A bordo seguia a equipa de futebol de primeira divisão brasileira Chapecoense. Os jogadores estavam a chegar ao território colombiano para o encontro da final Copa Sul-Americana com o Atlético Nacional.

Segundo a agência noticiosa EFE, os feridos estão a ser transferidos para o hospital de La Ceja. A Autoridade da Aeronáutica Civil da Colômbia já emitiu o comunicado oficial a informar que existem seis sobreviventes do acidente. Entre eles estão o futebolista brasileiro Alan Ruschel, lateral esquerdo de 27 anos; a assistente de bordo Jimena Suárez; o jornalista Rafael Henzel e os guarda-redes de 24 e 31 anos Jackson Follmann e Marcos Danilo Padilha.

A Chapecoense espera mais desenvolvimentos para emitir uma nota oficial. Até ao  momento, a equipa publicou um tweet com essa informação.

https://twitter.com/ChapecoenseReal/status/803515999018434560?ref_src=twsrc%5Etfw

O diário britânico “The Independent” avança que os funcionários de emergência no local retiraram 25 corpos do avião que caiu.

O acidente aconteceu às 22h15 locais, 3h15 de terça-feira em Lisboa e a aeronave que partiu do Brasil na segunda-feira à noite pertencia à companhia área Lamia. Ao que se conseguiu apurar, o avião tinha feito escala no aeroporto Viru Viru, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. De acordo com o que tem sido divulgado pelos meios de comunicação social, perdeu o contacto com a torre de controlo quando estava a sobrevoar o município de La Ceja, junto à cidade de Medellín.

Recomendadas

JE Bom Dia: ‘Money Supply’ na Europa é conhecida num contexto de subida de taxas de juro

Por cá, o Banco de Portugal divulga os dados de crédito ao sector privado em outubro, e será um dia parado no Parlamento depois da aprovação do Orçamento do Estado na passada sexta-feira.

Milhares de pessoas correm em Caracas em ação promovida pela UE sobre violência contra as mulheres

A iniciativa, que conta com uma corrida de 10 quilómetros e uma caminhada de cinco quilómetros, proporcionou uma “festa” pelas ruas da capital da Venezuela, com o principal objetivo de sensibilizar a população para que não permita “nem um único ato de violência” contra as mulheres, explicou o chefe de missão da delegação da UE, Rafael Dochao Moreno, em declarações à agência Efe.

Prémio Manuel António da Mota distingue associação que apoia famílias vulneráveis

Criada em 2010, e com sede em Vila Nova de Tazem, concelho de Gouveia, na Guarda, a Reencontro desenvolve atividades nas áreas social, educativa e cultural junto de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade ou exclusão social.
Comentários