Quem saiu está a enviar menos dinheiro para Portugal

As verbas que os trabalhadores portugueses no estrangeiro enviaram para Portugal em agosto desceram 2,1% em relação ao período homólogo do ano passado, enquanto as remessas dos imigrantes em Portugal desceram 6,6%. Em agosto deste ano as remessas dos emigrantes atingiram 231,7 milhões de euros, enquanto as dos imigrantes atingiram 47,7 milhões, segundo dados do […]

As verbas que os trabalhadores portugueses no estrangeiro enviaram para Portugal em agosto desceram 2,1% em relação ao período homólogo do ano passado, enquanto as remessas dos imigrantes em Portugal desceram 6,6%.

Em agosto deste ano as remessas dos emigrantes atingiram 231,7 milhões de euros, enquanto as dos imigrantes atingiram 47,7 milhões, segundo dados do Banco de Portugal.

Os trabalhadores portugueses no Brasil enviaram 2,52 milhões de euros em agosto, o que representa uma subida de 133% face a agosto do ano anterior, quando tinham enviado 1,08 milhões de euros.

O maior valor, no entanto, continua a ser enviado pelos trabalhadores lusos na Suíça e em França, que enviaram 63,1 e 56,6 milhões de euros, respetivamente, o que representa um aumento de 28,5%, no caso suíço, e uma descida de 8,5%, no caso francês.

Em sentido inverso, os brasileiros a trabalhar em Portugal são os que mais enviam dinheiro para o seu país de origem: 21,6 milhões de euros, praticamente o mesmo que em agosto do ano passado, mês em que enviaram 22,8 milhões.

No que diz respeito aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, há descidas quer no dinheiro enviado quer recebido: os trabalhadores portugueses em África enviaram para Portugal 23,4 milhões de euros, revelando uma descida de 12,9% face aos 26,8 milhões enviados em agosto de 2013.

Os africanos em Portugal, por seu turno, enviaram 3,55 milhões de euros, representando uma descida de 23,3% face aos4,6 milhões enviados no mesmo mês do ano passado.

 

OJE/Lusa

Recomendadas

Governo quer prolongar Programa Regressar e aumentar o benefício do IRS Jovem

O Governo quer prolongar o regime fiscal associado ao programa Regressar e aumentar o benefício anual do IRS Jovem, segundo a proposta do acordo de rendimentos e competitividade que está a ser hoje discutida na Concertação Social.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Um novo ritmo para a transição climática? Assista amanhã à JE Talks

Esta semana, nas JE Talks, olhamos para o tema da transição climática para perceber como a atual conjuntura macroeconómica está a obrigar os players a reajustarem prioridades e ritmos de trabalho – e também como a crise energética vai obrigar a repensar estratégias nacionais e internacionais. Assista na quinta-feira, 29 de setembro, às 15h00.