[weglot_switcher]

Quem sucede à ‘geringonça’? Já pode sugerir a Palavra do Ano 2017

A partir de hoje, já pode dar a sua sugestão para a eleição da Palavra do Ano 2017, iniciativa promovida pela Porto Editora.
17 Maio 2017, 17h17

A partir de hoje já pode dar o seu contributo para a eleição da Palavra do Ano 2017, sugerindo no site desta iniciativa uma palavra que considere que deve ser eleita para suceder a “geringonça” como Palavra do Ano. O processo é simples: bastando inserir nos respetivos campos a palavra sugerida e o seu e-mail.

Tal como vem acontecendo desde 2009, a eleição da Palavra do Ano é levada a cabo pela Porto Editora (PE), com o intuito de “sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa”, mas também como forma de “acentuar a importância das palavras e dos seus significados na forma como os portugueses interpretam a constroem a sua própria vida”, explica a editora em comunicado.

Além das sugestões do público, a lista de palavras candidatas é construída através “da observação e acompanhamento da língua portuguesa”. São analisadas a frequência e a distribuição das palavras nos meios de comunicação e redes sociais, tal como as consultas feitas online nos dicionários da PE.

Tal como no ano passado, a votação será estendida a Angola e Moçambique, em parceria com a Plural Editora angolana e moçambicana (do Grupo Porto Editora) e o Instituto Camões. As sugestões podem ser submetidas até ao final de outubro, em Moçambique, e de novembro, em Portugal e Angola, sendo então anunciadas as dez finalistas, que irão também a votos. O anúncio da palavra vencedora será feito em dezembro (Moçambique) e nos primeiros dias de 2018 (Portugal e Angola).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.