[weglot_switcher]

Quer aumentar a sua produtividade? Adote estas cinco ‘apps’

São aplicações que nasceram da necessidade de ajudar as pessoas a focarem-se no trabalho. São inúmeras as ferramentas que estão ao nosso dispor. Só tem mesmo de escolher a que melhor se adequa a si.
  • Forest: Stay focused
8 Maio 2017, 19h28

Telemóveis, tablets, portáteis… hoje em dia a facilidade e a proximidade a que estamos da informação é essencial, mas traz consigo também várias distrações, que podem estar a prejudicar o rendimento, tanto no trabalho como na faculdade ou até mesmo em casa.

Por esse motivo, uma séries de aplicações nasceram, com o intuito de ajudar a diminuir os ruídos, para que possamos estar mais concentrados, mais facilmente.

Strict Workflow

É uma extensão gratuita para o Google Chorme. É muito simples. Tem de trabalhar com o máximo desempenho ao longo de 25 minutos. De seguida, um alarme soa e durante 5 minutos pode descansar. A cada 2 horas, o descanso, que funciona como recompensa, aumenta 15 minutos.

Esta ferramenta funciona tanto em Mac como em Windows. É uma aplicação que bloqueia o acesso a determinados sites, evitando assim a tentação de ir ao Facebook ou a outras páginas. Os 25 minutos são um valor padrão, que pode ser alterado como melhor entender.

RescueTime

RescueTime é uma aplicação para o computador, que mostra quanto tempo passa em cada site, ou no email, para o ajudar a entender os hábitos diários, ajudando-o a concentrar-se e a ser mais produtivo.

Para usufruir deste serviço tem apenas de registar-se no site e fazer o download do programa. Há uma versão gratuita bastante completa, que permite guardar as informações durante 3 meses. O pacote pago tem memória ilimitada, e inclui também o bloqueio de determinados sites.

Pushbullet

Pushbullet pode ser uma faca de dois gumes: tudo depende de como usa a ferramenta. É gratuito e está disponível para iOs e Android, e conecta o telemóvel ao computador. A parte positiva é que facilita a troca de documentos entre dispositivos, mas se não tiver auto-controlo, pode acabar por distrair-se.

Forest: Stay focused

No caso de não conseguir desligar-se do telemóvel, instale esta aplicação. Forest: Stay focused funciona quase como um jogo: tem de plantar uma semente, que demora o tempo que escolheu para crescer. Pode escolher entre vários tipos de árvores, uma abóbora ou até mesmo um cogumelo. Se, antes do tempo acabar, sair da aplicação, a planta morre.

Mas, o melhor desta aplicação é a maneira de o manter motivado: sempre que planta uma semente na aplicação, está mesmo a plantar uma árvore na vida real. A equipa do Forest associou-se a uma organização que planta árvores, a Trees for the Future. O site explica que sempre que o utilizador gastar as moedas virtuais que ganha ao plantar as sementes, está a contribuir para a organização.

Todoist

Quem nunca se esqueceu daquela tarefa mesmo muito importante? Para ser verdadeiramente produtivo, e com a quantidade de trabalho que a maioria das pessoas tem, é preciso um plano de ação. É essencial tenha uma meta diária para conseguir garantir os objetivos. Neste sentido, listas de tarefas funcionam muito bem. Todoist é uma ferramenta fácil, disponível para todos os dispositivos móveis. Há outras aplicações que funcionam de forma semelhante, como Asana. Só tem de escolher o que mais se adapta às suas necessidades.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.