[weglot_switcher]

Quer dispensar o porta-moedas ou o cartão multibanco?

Os pagamentos através do telemóvel são o futuro. A Seqr garante que já existe um milhão de utilizadores na Europa e Portugal é o terceiro país onde mais se utiliza este meio de pagamento.
3 Janeiro 2017, 09h18

A necessidade de sermos cada vez menos dependentes das moedas e das notas e até dos cartões de multibanco deu origem ao pagamento através do telemóvel e foi com esse objetivo que surgiu a Seqr (se.cure), a mobile wallet mais utilizada em lojas e online na Europa. A Seqr permite a todos, na posse de um smartphone, o pagamento em lojas, restaurantes, parques de estacionamentos e online, bem como transferir dinheiro, aceder a programas de fidelização, armazenar recibos digitalmente e receber ofertas e promoções diretamente através de uma aplicação móvel.

De origem sueca e pertencente ao do grupo Seamless, a empresa chegou a Portugal em Dezembro de 2014 pela mão de João Pedro Duarte, sendo atualmente Country Manager de Portugal, Espanha e Itália. Em 2015 a empresa esteve focada na angariação de comerciantes, chegando ao final do ano com cerca de 500 lojas e cinco parques de estacionamento.

Em 2016, o foco voltou-se para o consumidor, consolidando também o aumento do número de lojas e obteve um crescimento de 100% em praticamente todos os trimestres. Foi um ano para se concentrar mais nos Centros Comerciais e conseguir angariar entre seis a 12 lojas por cada um.

“Em 2016 também lançámos novas funcionalidades para o consumidor. Esta forma de pagamento é 100% gratuita para o consumidor e tem inúmeras vantagens”, garante João Pedro Duarte. O responsável explica que no caso de se enviar dinheiro para outra pessoa, pode fazê-lo através do seu telemóvel, ficando isento de taxas, ao contrário se realizar a transferência num multibanco ou mesmo na internet (no caso de serem de contas de bancos diferentes).

No ano que terminou, a Seqr lançou ainda o pagamento sem contato (só disponível para Android).

Curiosamente João Pedro Duarte revela que 51% dos utilizadores são mulheres, contra os 49% de homens e 28 euros é o pagamento médio utilizado pelos consumidores.

Para este ano, o responsável adianta que o foco continua a ser o consumidor. Já existe 1 milhão de utilizadores na Europa e Portugal já é o terceiro país com mais adesão, depois da Suécia e da Bélgica.

Graças à implementação do sistema Seqr no sistema contactless, é agora possível pagar as suas compras em mais de 35 milhões de terminais em todo o mundo e em mais de 25 mil em Portugal Continental e ilhas.

Como funciona a app Seqr?

O utilizador apenas reconhece, de forma simples, um QR-Code/NFC no momento do pagamento e aprova a compra inserindo um código PIN ou TouchID. Rápida, cómoda e segura, a solução de pagamento Seqr permite às lojas diminuir comissões interbancárias significativamente, comparando com as cobradas pelas empresas de cartões tradicionais. A plataforma de transação única do Seqr foi desenvolvida pela Seamless, um dos maiores fornecedores de sistemas de pagamento para telemóveis do mundo.

A adesão ao sistema por parte do consumidor é gratuita.

Entre as empresas que escolheram o Seqr em Portugal encontra-se por exemplo, a ESSE, o Grupo Lanidor, a Origem, a Foreva, a Happy Grill e o Sport Lisboa e Benfica.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.