[weglot_switcher]

Quer mandar uma encomenda para a Lua? Peça à DHL

O preço para uma caixa (‘Moonbox’) de menores dimensões será de 460 dólares.
28 Agosto 2017, 18h30

A DHL, empresa alemã de distribuição e logística, diz que está pronta para enviar encomendas para a Lua a partir de 2019.

Pela primeira vez na história da humanidade, qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, poderá fazer chegar uma encomenda pessoal até à Lua. A primeira missão lunar comercial privada – Peregrine Lunar Lander – está a ser planeada pela Astrobotic e a DHL associa-se também esta iniciativa pioneira, através da disponibilização das DHL Moonbox – pequenas caixas em forma de favos de mel que dão aos particulares a possibilidade de enviar objetos, até uma polegada de diâmetro, para o espaço”, esclarece um comunicado da empresa.

Apesar do lançamento do Lunar Lander estar previsto apenas para 2019, quem quiser encomendar uma DHL MoonBox já pode fazê-lo, através do site da Astrobotic.

“Para isso, os interessados deverão escolher o tamanho da cápsula adequada às encomendas que querem enviar. Depois, receberão um ‘Kit MoonBox’ com a embalagem onde deverão colocar o objeto que querem enviar para a Lua, assim como um conjunto de instruções que os consumidores deverão seguir, um certificado da missão e ainda um mapa com a localização do local da aterragem na Lua. Por fim, as encomendas podem ser enviadas, através da DHL, para a Astrobotic”, escalrece o referido comunicado.

Neste serviço inovador, a DHL ficará responsável pelo transporte e entrega na Astrobotic, em Pittsburgh (nos EUA), onde as encomendas ficarão armazenadas até à primeira missão lunar. Até lá, os clientes serão informados regularmente sobre o progresso do projeto, até à aterragem.

Cada cliente irá receber também uma fotografia com a sua encomenda a ser carregada na cápsula de transporte e existem planos para uma transmissão ao vivo da missão em 2019.

“Depois da aterragem, os clientes irão receber vídeos e imagens da Lua, o que lhes permitirá ter uma recordação permanente da sua experiência espacial. Ao contrário dos instrumentos de pesquisa que serão descarregados na superfície lunar após a aterragem, as cápsulas permanecerão vedadas no Lunar Lander”, esclarece o comunicado da DHL.

E quanto custa mandar uma encomenda para a Lua? Segundo a DHL, o custo de enviar uma DHL MoonBox já está determinado: o preço de uma caixa hexagonal, de 0,5 por 0,125 (aproximadamente 1,27cm por 0,31cm) será de 460 dólares.

Já uma MoonBox, de 1 por 1, terá um custo de 1.660 dólares.

A DHL adianta que tamanhos adicionais de encomendas, estão disponíveis mediante solicitação e, presume-se, mediante o pagamento de quantias mais avultadas.

“A nossa missão lunar comercial vai dotar instituições e países de todo o mundo da sua primeira oportunidade de alcançar a Lua, a um preço historicamente baixo”, explica Dan Hendrickson, vice-presidente de desenvolvimento da Astrobotic.

Hendrickson acredita que, no primeiro lançamento em 2019, o Lunar Lander transportará várias DHL Moonboxes para os consumidores, além de 35 quilos de carga para a ciência e exploração. Já existem, no entanto, planos para aumentar a capacidade de carga até aos 265 quilos nas próximas missões.

Atualmente o preço para transportar um quilo de carga espacial ronda os 1,2 milhões de dólares, “um valor irrisório quando comparado com os custos de planeamento e execução de uma missão lunar independente e não tripulada”, de acordo com o referido comunicado.

Além do transporte de todas as encomendas até à Astrobotic, a DHL é também o parceiro de logística oficial da equipa aeroespacial e fará o transporte do Peregrine Lunar Lander de Pittsburgh até ao local do lançamento, na Flórida.

Segundo Arjan Sissing, ‘Senior Vice President Corporate Brand Marketing do DeutschePost DHL Group, o ‘outlook’ para este projeto é positivo: “Para a DHL, fazer parte do primeiro serviço logístico comercial aeroespacial é uma experiência emocionante e inspiradora”.

“Isto significa que não fazemos apenas parte de um projeto inovador para a pesquisa e ciência – a DHL MoonBox é também a nossa primeira oferta extraterrestre para os consumidores”, sublinha aquele responsável.

A DHL faz parte do Grupo Deutsche Post DHL, que gerou receitas superiores a 57 mil milhões de euros em 2016.

A DHL Express Portugal tem como atividade o transporte expresso internacional de encomendas e documentos, servindo as principais áreas de negócio do país através de oito centros de distribuição. Uma equipa de cerca de 420 pessoas e uma frota composta por 150 veículos operacionais e dois aviões garantem diariamente as ligações de Portugal com os grandes centros operacionais em todo o Mundo.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.