[weglot_switcher]

Quercus: Atingir as metas da reciclagem “é uma tarefa quase impossível”

Quercus pede “mais e melhor educação e informação” e apela aos candidatos das eleições europeias para integrarem as preocupações com a reciclagem, separação do lixo nos programas eleitorais.
17 Maio 2019, 15h55

Com o dia internacional da reciclagem, instituído pela UNESCO para 17 de maio, a organização ambientalista Quercus afirma que atingir as metas de reciclagem é “uma tarefa quase impossível”, dando a conhecer vários números importantes: reduzir a deposição em aterro para 10% até 2035, sendo que agora se situa nos 32%, e aumentar a reciclagem para 65%.

De acordo com a associação, Portugal tem de tratar 83,5% dos resíduos indiferenciados, dos quais são retirados materiais para reciclar e valorizar, para atingir a meta de reciclar 50% do lixo até 2022, quando actualmente vai nos 38%.

Com base nestes números, a Quercus pede “mais e melhor educação e informação” e apela aos candidatos das eleições europeias para integrarem as preocupações com a reciclagem, a separação do lixo e a promoção da educação ambiental nos programas eleitorais no Parlamento Europeu.

A associação lançou há três meses a aplicação ‘Wastapp’, que ajuda os cidadãos na gestão dos resíduos domésticos, e considera que os portugueses “continuam à procura de informação que permita separar corretamente os lixos produzidos em casa diariamente”.

Segundo o balanço dos três meses da aplicação, a Quercus garante que as palavras mais pesquisas por existir falta de informação sobre o destino a dar a resíduos, foram “CD” e “DVD”, seguindo-se outras como “pensos”, “lâminas”, “tinta”, “panelas”, “tachos” e “medicamentos”. A aplicação tem resposta para 56 tipologias de resíduos e tem carregadas 7.852 localizações de destinos para resíduos.

Todos os dias cada português produz em média 1,32 quilos de lixo, contribuindo para uma produção anual de 4,75 milhões de toneladas de resíduos urbanos. Atualmente, apenas 16,5% dos resíduos produzidos pelos portugueses são encaminhados para os ecopontos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.