Questionário de escrutínio futuros governantes. PSD recomenda a Costa que distribua documento “a ministros e secretários de estado”

“Depois diga ao país se tem ou não confiança em todos os membros do seu Governo”, desafiou Montenegro.

Cristina Bernardo

O presidente do PSD, Luís Montenegro, desafiou o primeiro-ministro, António Costa a distribuir pelos “ministros e secretários de Estado” o questionário de escrutínio a futuros governantes.

“Se ele [o primeiro-ministro] acha que trabalhar com ele é preciso responder aquele questionário, então a primeira coisa que ele tem de fazer é dar já a quem já está a trabalhar com ele a folha para ser preenchida, para ele verificar se está ou não em condições de garantir a confiança daqueles que trabalham com ele”, disse Montenegro, em Vagos.

Luís Montenegro foi mais longe e pediu a Costa para ter “coragem” e pediu para dar “os questionários aos seus ministros e secretários de Estado”. “Depois diga ao país se tem ou não confiança em todos os membros do seu Governo”, apontou.

Na sexta-feira, foi divulgado o questionário com 36 perguntas para futuros governantes. As questões prendem avaliar questões de natureza profissional ou financeira do candidato e alargam-se também aos membros do agregado familiar, nomeadamente para avaliar se existem ligações empresariais que possam gerar um conflito ético.

Este sábado, o “Correio da Manhã” noticiou que vice-presidente da bancada parlamentar do PS Jamila Madeira acumulou, entre abril e dezembro do ano passado, o salário de deputada com o ordenado de consultora na REN Serviços.

Relacionadas

Questionário a futuros governantes já é conhecido. Veja aqui as 36 questões

O questionário de pré-aprovação a futuros governantes já foi publicado em Diário da República. Consulte aqui as 36 questões às quais os pretendentes a altos cargos públicos terão de responder.

Governo: Questionário de 36 perguntas abrange últimos três anos e agregado familiar

As 36 perguntas estão divididas por cinco áreas: atividades atuais e anteriores, impedimentos e conflitos de interesses, situação patrimonial, situação fiscal e responsabilidade penal.
Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.

Cabaz com “IVA zero” não passa de “borla fiscal” aos supermercados, diz BE

“Em Espanha, a descida do IVA foi comida pelos preços em 15 dias”, recorda a líder do BE.

Putin e a perigosíssima cartada nuclear. Veja “A Arte da Guerra” com Francisco Seixas da Costa

A cartada nuclear do presidente da Rússia parece ter colocado o conflito a leste num outro patamar. Em Israel, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, vê testada pela enésima vez a sua capacidade resiliência. Veja a análise do embaixador Francisco Seixas da Costa no programa da plataforma multimédia JE TV.
Comentários