[weglot_switcher]

Quinze pessoas assistidas devido a incêndio no hospital São Francisco Xavier

Na sequência do fogo, quinze funcionários do hospital tiveram de ser assistidos e seis pacientes foram retirados da sala de cuidados intensivos, “mas estão todos bem”, avançou a presidente do Conselho de Administração do Centro Hospital Lisboa Ocidental.
5 Abril 2017, 11h04

Um incêndio deflagrou durante a madrugada desta quarta-feira no hospital São Francisco Xavier, em Lisboa mas acabou por ser extinto “muito rapidamente, momentos depois”, apurou a Lusa junto duma fonte do regimento de sapadores de bombeiros de Lisboa.

No entanto, as causas do fogo ainda terão de ser apuradas de forma mais concreta, conforme referiu Rita Perez, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospital Lisboa Ocidental, do qual faz parte o Hospital São Francisco Xavier.

Segundo a fonte dos bombeiros, deslocaram-se ao local nove viaturas e 38 elementos para extinguir o fogo “numa máquina”, ocorrido às 4h17 da manhã, no primeiro andar do hospital. O incêndio deu-se numa sala do serviço de cuidados intensivos onde está guardado equipamento médico com ventiladores e, após ser apagado, começaram os “trabalhos de ventilação”.

Como consequência do incêndio, tiveram de ser assistidas quinze pessoas: sete enfermeiros, três auxiliares, três seguranças, um polícia e um médico, devido à “inalação de fumo”, mas estão bem e deverão ter alta em breve”, avançou à Lusa, a presidente.

Além destes quinze, tiveram de ser retirados seis doentes dos cuidados intensivos do hospital, no seguimento de um incêndio numa sala, acrescentou a presidente. “Tivemos também de retirar dos cuidados intensivos seis doentes também por causa do fumo, mas sem qualquer problema de maior”, acrescentou.

“Neste momento, o incêndio já foi extinto, mas é apurar o que se passou, é preciso repor, limpar o espaço, abrir janelas. Só depois de tudo poderá voltar à normalidade. Perdemos oito camas nos cuidados intensivos, mas temporariamente”, indicou.

Face aos danos materiais, Rita Perez afirma que ainda tem de ser feita uma avaliação mais minuciosa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.