[weglot_switcher]

Quota de pesca de sardinha em Portugal sobe para 30 mil toneladas até novembro

Ministério do Mar diz que “poder-se-á fixar uma quota global para Portugal próxima das 30 mil toneladas, o que permitirá prorrogar esta pescaria até novembro, o que representa um crescimento muito importante (em 2020 foi fixada uma quota total de 12.700 toneladas)”.
21 Junho 2021, 15h30

Os novos limites sobre a captura diária de sardinha para a frota pesqueira nacional entraram em vigor à meia noite desta segunda-feira, dia 21 de junho, e traduzem um aumento do limite de captura diária por embarcação.

“Através de despacho do Diretor-geral da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), foram divulgadas as novas medidas de gestão da pesca da sardinha, que permitem um aumento diário de captura por tipo de embarcação. O parecer do ICES (International Council for the Exploration of the Sea) emitido no passado dia 18 de junho veio confirmar as boas expectativas do estado do recurso, e a quota total para o ano de 2021 irá agora ser acordada entre Portugal e Espanha, que tem gerido, a pescaria em conjunto, com base num Plano de Recuperação e Gestão da Sardinha”, assinala um comunicado do Ministério do Mar..

Segundo esse documento, “poder-se-á fixar uma quota global para Portugal próxima das 30 mil toneladas, o que permitirá prorrogar esta pescaria até novembro, o que representa um crescimento muito importante (em 2020 foi fixada uma quota total de 12.700 toneladas)”.

Neste contexto, os limites diários de descarga e/ou colocação à venda de sardinha, passaram a ser os seguinte: embarcações com comprimento de fora a fora inferior ou igual a nove metros — 1.327,5 quilos (59 cabazes, quando aplicável); embarcações com comprimento de fora a fora superior a nove metros e inferior ou igual a 16 metros — 2.655 quilos (118 cabazes, quando aplicável); e embarcações com comprimento de fora a fora superior a 16 metros — 3.982,5 quilos (177 cabazes, quando aplicável).

“Refira-se que a pesca da sardinha reabriu no passado dia 17 de maio, após quase sete meses de interdição, com um limite provisório de dez mil toneladas até final de julho”, conclui o comunicado do Ministério do Mar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.