[weglot_switcher]

Rafael Nadal diz que está “cansado” do “circo” sobre Djokovic

“‘Open’ da Austrália vai ser grandioso com ou sem Djokovic”, disse o tenista espanhol depois do sérvio ser deportado.
  • Geoff Burke USA TODAY/Reuters
16 Janeiro 2022, 17h25

O tenista espanhol deixou duras críticas ao comportamento do sérvio e a sua novela em redor das vacinas contra a Covid-19.

“Sou só um jogador a ver o circo do exterior. Mas estou um pouco cansado deste assunto”, disse o espanhol à “CNN”.

O tenista deixou críticas ao comportamento do sérvio. “É claro que o respeito como pessoa e atleta. Mas não concordo com a sua forma de atuar nesta pandemia. Acredito na vacinação e quando tomas uma decisão existem consequências”.

“O mundo enfrenta algo muito mais importante do que o ténis e os jogadores de ténis. Milhões de pessoas já passaram por muito e muitas famílias estão a sofrer as consequências desta terrível pandemia que dura há dois anos”, acrescentou o antigo número um.

O espanhol vai participar no ‘open’ da Austrália depois de ter sofrido uma lesão no pé. Sobre a ausência de Djokovic do torneio, Nadal disse que o ‘open’ vai ser “grandioso com ou sem Djokovic”. “Não existe ninguém mais importante na história do ténis do que o próprio desporto”.

Tal como o sérvio também Nadal conta com 20 grand slams já conquistados e vai para o torneio australiano para tentar alcançar um recorde de 21 grandes torneios conquistados.

O tenista sérvio saiu hoje voluntariamente da Austrália depois de ter embarcado num avião em Melbourne rumo ao Dubai, num voo da Emirates, depois de o Supremo Tribunal da Austrália ter rejeitado o seu recurso.

O Governo australiano cancelou pela segunda vez o visto do sérvio na sexta-feira devido à sua não-vacinação, argumentando a possibilidade de “distúrbios civis” e que o caso podia dar azo a que Djokovic se tornasse num mártir da causa anti-vacinas.

Djokovic fica assim impedido de tentar conquistar o seu décimo troféu australiano, ficando impossibilitado de conquistar o seu 21º título grand slam (os maiores torneios do circuito profissional).

Em comunicado, o tenista que estava “extremamente desiludido” com a decisão que o impede de “ficar na Austrália e participar no ‘Open’”.

“Gostava de desejar aos jogadores, responsáveis do torneio, pessoal, voluntários e fãs tudo o melhor para o torneio”, afirmou, acrescentando que gostava de “descansar e recuperar”.

Por sua vez, o Governo sérvio disse que a decisão do “tribunal é escandalosa. É inacreditável que tenhamos duas decisões tão contraditórias no espaço de dias. Estou desiludida, isto demonstrou que a lei não funciona em alguns países”, afirmou a primeira-ministra Ana Brnabic.

Por sua vez, os advogados do tenista disseram que a decisão do Governo australiano foi “ilógica, irracional e irrazoável”.

Já a Associação de Tenistas Profissionais (ATP) disse que a novela foi uma sucessão de eventos “muito lamentáveis”.

“Em último caso, a decisão das autoridades com vista à saúde pública tem de ser respeitada”, disse a ATP em comunicado que também reconheceu que Djokovic é um “dos maiores campeões do desporto e que a sua ausência é uma perda para o jogo”. O comunicado termina com a ATP a recomendar a vacinação a todos os jogadores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.