Rajoy desafia FIFA: “Espanha vai ao Mundial e vai ganhá-lo”

O primeiro-ministro de Espanha está “absolutamente convencido” de que os espanhóis vão à Rússia vencer a competição mais importante da FIFA.

Mariano Rajoy

Na sequência da advertência da FIFA à Federação Espanhola de Futebol (RFEF), face à intromissão governamental na liderança do órgão máximo do futebol espanhol, Mariano Rajoy insurgiu-se seguro que o seu país não só participará no campeonato do mundo de 2018 como irá ganhá-lo.

O primeiro-ministro de Espanha reagiu à ameaça da FIFA, de vetar a presença da seleção espanhola em qualquer competição internacional, no final da reunião do Conselho Europeu, em Bruxelas, Bélgica, afirmando: “Espanha vai ao Mundial da Rússia e vai ganhá-lo.”

Rajoy está “absolutamente convencido” de que os espanhóis vão à Rússia vencer a competição mais importante da FIFA.

Mariano Rajoy aproveitou ainda a ocasião para, no fim da reunião de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, esclarecer que ao ministério da Educação e Desportos não chegou nenhuma carta da FIFA, apenas “um pedido de audiência para lidar com o assunto”.

reação do líder do Governo espanhol ocorre depois da advertência que a FIFA fez à RFEF sobre a ingerência governamental no futebol espanhol. Em causa está a proposta do Conselho Superior do Desporto (CSD), organismo estatal, para a repetição das eleições na RFEF, após a detenção e suspensão cautelar do presidente Ángel Maria Villar por supeita de corrupção.

Rajoy disse também que “aqueles que são responsáveis pelo Conselho Superior do Desporto e do ministério têm o apoio total do Governo”.

seleção de futebol de Espanha, treinada pelo antigo treinador do FC Porto Julen Lopetegui, é adversária de Portugal no grupo B, do campeonato do mundo de 2017, que se realizará na Rússia.

Relacionadas

Espanha fora do Mundial da Rússia? FIFA ameaça Federação Espanhola de Futebol

Para a FIFA, a atuação do Conselho Superior do Desporto, um órgão governamental, representa uma intromissão política que põe em risco a autonomia e independência da Federação Espanhola de Futebol.

Sai Villar, entra Gomes. Português nomeado para a Comissão Executiva da FIFA

Com a detenção de Ángel María Villar, que desempenhava funções nos organismos continental e mundial, abriu uma vaga na FIFA. Presidente da Federação Portuguesa de Futebol foi o escolhido.

Prisão preventiva para presidente da Federação Espanhola de Futebol (e sem fiança)

Angel Maria Villar vai ficar em prisão preventiva: a procuradoria anticorrupção espanhola pediu esta medida de coação para Villar e para o seu filho. Eventual prejuízo de cerca de 45 milhões de euros à Federação Espanhola de Futebol em causa.
Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta sexta-feira.

GP da China de Fórmula 1 de 2023 cancelado devido à covid-19

Numa nota publicada no sítio oficial na internet do campeonato, a Fórmula 1 anunciou que, “após um diálogo com o promotor [local] e as autoridades”, o GP da China de 2023 “não se realizará devido a dificuldades criadas pela situação da covid-19”.

Mundial2022: Fernando Santos confirma que Nuno Mendes falha o resto da prova

O defesa Nuno Mendes vai falhar o resto do Campeonato do Mundo de futebol, devido a lesão, mas vai manter-se integrado na seleção portuguesa, confirmou hoje o selecionador nacional, Fernando Santos.
Comentários