Rally de Natal comprometido?

Aproximamo-nos do final do ano, com as incertezas ainda a ser muitas: os investidores continuam a não saber com o que podem contar no que diz respeito à recuperação económica, sobretudo de determinados setores, devido às incertezas à volta da pandemia, que continua a dar sinais de ainda estar longe de estar resolvida.

 

Historicamente, o final do ano, o chamado “Christmas rally” (rally de Natal), tende a ser marcado por um comportamento bastante positivo nas principais bolsas de valores mundiais. No entanto, até agora, o mês de dezembro tem sido marcado pela turbulência nos mercados financeiros (acompanhe as cotações dos mercados em tempo real). O pânico nos mercados a que assistimos no início deste mês de dezembro tem sido alimentado pelo ressurgimento de novas preocupações em torno das novas estirpes da Covid-19 (como a variante Omicron) que ameaçam comprometer os atuais esforços e podem fazer com que as economias voltem a impor novas restrições mais apertadas.

Esteja sempre a par da atualidade dos mercados com as mais recentes notícias e análises.

Por outro lado, dadas as atuais circunstâncias de mercado, temos assistido a uma ligeira mudança na postura dos responsáveis por parte dos grandes Bancos Centrais, como o BCE e Fed, onde ambos, recentemente, afirmaram que, de facto, os níveis de inflação em ambas as economias poderão permanecer mais elevados do que o desejado e durante mais tempo do que o previsto inicialmente.

Como resultado, em conjunto com as incertezas em torno da pandemia, há quem antecipe um adiamento da retirada de estímulos se os atuais desafios se mantiverem.

Ora, o adiamento da retirada de estímulos, apesar de ter custos avultados para a economia, pode ser visto como algo positivo para os índices, uma vez que as medidas de eventuais subidas nas taxas de juro podem ser também adiadas. Familiarize-se com os conceitos económicos na Base de Conhecimentos da XTB.

Mas serão estes os triggers necessários para desencadear um rally este Natal?

Probabilisticamente falando, poderíamos afirmar que sim; no entanto, dado as atuais incertezas, podem surgir riscos acrescidos que podem também comprometer este cenário de alta. Por outro lado, ao longo deste ano também assistimos várias vezes o mercado a ignorar os fatores de risco, continuando a bater constantemente novos máximos.

Saiba aqui como pode negociar os principais índices bolsistas.

Fonte: topdowncharts-com

 

Este conteúdo patrocinado foi produzido em colaboração com a XTB. 

Recomendadas

Disrupção digital. E agora?

Nos últimos anos as empresas, em especial no contexto pandémico fizeram investimentos tecnológicos ao nível da digitalização de processos, e isto veio trazer vários benefícios ao nível de rapidez, sustentabilidade, e redução de custos.

Venha descobrir como poupar e investir para um futuro melhor

Depois do sucesso no Porto, é a vez de Lisboa receber o evento Poupar e Investir para um Futuro Melhor, no dia 3 de dezembro às 14h30 no Epic Sana Marquês.

Venha conhecer tudo o que precisa de saber sobre o SIFIDE e fundos de investimento

Descubra como o investimento em investigação e desenvolvimento pode trazer benefícios à sua empresa, no dia 30 de novembro às 12h00.
Comentários