Rapper “melhor amigo” de Putin reabre antigos cafés da Starbucks na versão russa

Rapper Timati elogia o regime russo de Putin, critica os manifestantes que exigem democracia e orgulha-se da inexistência de desfiles gays em Moscovo.

Depois de o McDonalds ter reaberto,  numa versão russa e com novos donos, aconteceu agora o mesmo com o Starbucks. Um rapper pró-Putin reabriu as antigas lojas Starbucks, mas com o nome Stars Coffee.

Na quinta-feira, o rapper Timati e o empresário Anton Pinskiy, dupla que adquiriu os direitos da rede na Rússia, participaram da inauguração do Stars Coffe. Durante a abertura no centro de Moscovo, a dupla também revelou o novo logotipo da rede, que substitui a sereia da Starbucks por uma mulher a usar o tradicional chapéu kokoshnik russo.

Logo após a aquisição da Starbucks na Rússia, Timati prometeu não “dececionar os milhões de amantes de café” no país. “Temos a hipótese não apenas de mudar o letreiro, mas de fazer um caso real de uma substituição de importação legal”.

A Starbucks, com sede em Seattle, anunciou em maio que ia sair do mercado russo depois de quase 15 anos, juntando-se a centenas de outras grandes marcas ocidentais que deixaram o país após a invasão da Ucrânia por Moscovo.

Timati, cujo nome verdadeiro é Timur Yunusov, tem sido um grande defensor do presidente russo, Vladimir Putin. Em 2015, o rapper lançou uma música intitulada “Vladimir Putin é o meu melhor amigo” onde descreve o presidente como um “super-herói”.

Timati  também gravou outra música chamada “Moscovo” em 2019, onde se orgulhava que na capital russa não tinham lugar desfiles gays. Na mesma faixa, cantou: “eu não vou a protestos e não digo m**da”.

A música elogiava o autarca de Moscovo pró-Kremlin Sergei Sobyanin e criticava os manifestantes que tinham então tomado as ruas depois dos candidatos da oposição terem sido impedidos de concorrerem às eleições municipais.

A faixa atingiu um total de 1,48 milhões de “não gosto” no Youtube, um recorde para vídeo russo de música, tendo atingido o Top 30 de “não gosto” a nível mundial. O artista acabou por retirar a faixa para parar com a “onda de negatividade”.

“Hoje em dia está na moda queixarem-se do Governo, mas eu tenho a minha própria opinião. Em vez de irem a manifestações devem trabalhar e melhorarem”, respondeu na altura nas redes sociais.

A reabertura da Starbucks marca o segundo rebranding de alto perfil de uma cadeia alimentar ocidental depois dos antigos restaurantes McDonald’s reiniciarem operações com um novo nome, Vkusno & tochka (“Saboroso e pronto”). Desde então, o Vkusno & tochka tem sido prejudicado pelas sanções ocidentais e tem lutado para preservar o antigo menu, tendo a empresa inclusive parado temporariamente de servir batatas fritas.

Recomendadas

Prémio Nobel da Química para 3 cientistas responsáveis química ‘bioorthogonal’

O termo química ‘bioorthogonal’ refere-se a qualquer reação química que pode ocorrer dentro de sistemas vivos sem interferir nos processos bioquímicos nativos. O termo foi cunhado por Carolyn R. Bertozzi em 2003.

Japão pede à ONU que mostre firmeza após teste de míssil norte-coreano

“Nós acreditamos que a Coreia do Norte poderia realizar atos mais provocativos, como um teste nuclear”, afirmou o porta-voz do Governo japonês, Hirokazu Matsuno, numa conferência de imprensa.

Alcançado acordo político entre países da UE para novo pacote de sanções à Rússia

A informação foi avançada aos meios de comunicação social europeus por fonte oficial da presidência checa do Conselho da UE, que indicou que “os embaixadores [dos Estados-membros] acabam de chegar a um acordo político sobre novas sanções contra a Rússia”.
Comentários