Nesta quarta-feira, a Restaurant Brands Iberia (RBI) está a negociar um empréstimo para realizar a aquisição dos restaurantes Burger King da empresa portuguesa Ibersol. A empresa vai emitir dívida no valor de 260 milhões de euros, com uma data de vencimento de seis anos, segundo informação do jornal “Cinco Dias”.
Depois de vários meses de negociações entre as duas empresas, o valor acordado para a compra foi de 260 milhões de euros, mas a RBI terá de fazer o pagamento inteiramente com dívida, perante o encerramento dos mercados financeiros por causa da guerra da Ucrânia, pelo aumento das taxas de juros e o aumento da inflação.
Esta empresa contratou dois bancos ING Group e o Santander, que lançaram um empréstimo sindicado (‘Term Loan B’ – TLB) que será colocado junto de investidores institucionais. A TLB é crédito sénior com garantia.
A dívida terá um prazo de vencimento de 5,8 anos. O preço inicial está indexado à Euribor mais um spread de 550 pontos de base e a dívida será colocada com um ligeiro desconto, cerca de 95% do valor nominal. Os investidores podem apresentar propostas para subscrever qualquer tranche desta dívida até sexta-feira, 27 de janeiro.
Foi em dezembro do ano passado que a RBI anunciou a aquisição da empresa Ibersol, detentora das duas empresas que operam os restaurantes Burger King em Portugal e Espanha, por um total de 260 milhões de euros. Com esta compra a RBI fica com cerca de 800 restaurantes próprios na península Ibérica e com mais de 800 milhões de euros de volume de negócio. Sendo que irá gerir 65% dos restaurantes Burger King em Espanha.