“Re Search TEX REX”: a reutilização têxtil como ponto de partida da exposição de Ana Baleia

A Galeria PLATO, em Évora, apresenta o trabalho desenvolvido pela designer e artista têxtil Ana Baleia no âmbito do ‘upcycling’ têxtil. A arte ao serviço da mitigação dos resíduos têxteis. Um caminho em prol do futuro.

No dia 3 de fevereiro, a designer e artista têxtil Ana Baleia, irá apresentar na Galeria PLATO, em Évora, as criações resultantes de um ano de experiências e exercícios artísticos, realizados no âmbito do seu projeto TEX REX – Textile Reuse Research, um processo de pesquisa criativa sobre métodos de reutilização têxtil, que tem por base a destruição de roupas descartadas.

Na origem deste projeto está a consciência da enorme quantidade de resíduos têxteis produzidos diariamente, um problema socioambiental, cujas consequências urge minimizar. A artista, que já trabalhou em empresas de produção massiva e conviveu de perto com esta realidade, desenvolve há vários anos projetos dedicados ao upcycling, com vista a contribuir para uma economia circular na área dos têxteis.

A exposição “Re Search TEX REX” propõe-se refletir sobre o consumo e o desperdício têxtil, tendo como pano de fundo um território com grande tradição no aproveitamento de tecido, o Alentejo. A Galeria PLATO, em Évora, foi o local escolhido para esta exposição, que estará patente ao público até dia 10 de fevereiro.

Breves notas sobre o processo criativo

“TEX REX” parte da ideia de destruir as peças de vestuário antes de as reutilizar, transformando-as numa nova matéria-prima, mais versátil e apelativa, com possibilidade de aplicação prática, não só em peças artísticas, mas também de design, arquitetura, moda e outras.

Para o efeito, foram desenvolvidos testes utilizando diversas técnicas, como a mistura com colas e resinas, o uso combinado com redes metálicas e outros materiais, o recurso a moldes, vários tipos de costuras, realização de bordados, e outros processos que ligam os métodos tradicionais à tecnologia. Um trabalho que contou com a participação de várias as entidades e parceiros, como o _ARTERIA_LAB e a Universidade de Évora, e com o apoio do Programa Magallanes_ICC e da Direcção Regional de Cultura do Alentejo.

Recomendadas

“Nayola”, o ‘road movie’ que atravessa três gerações de mulheres

Antes de estrear nas salas de cinema, em abril, “Nayola”, a primeira longa-metragem de animação de José Miguel Ribeiro, é exibida a 22 de março na Monstra – Festival de Animação de Lisboa. Uma boa desculpa para vibrar com um filme que combina “uma aventura épica, um desaparecimento misterioso e um amor inabalável”.

Festa da Primavera quer provar que sustentabilidade é mais do que uma expressão na moda

A alimentação saudável e o combate ao desperdício alimentar inspiraram uma série de atividades para toda a família na Festa da Primavera, que o Laboratório da Paisagem organiza a 25 e 26 de março, em Guimarães.

PremiumGerir carreiras e talentos, com os olhos no futuro

A Diretora e a Head of Talents Department da L’Agence, que celebra agora 35 anos, contam como é gerir talentos e revelam as recentes mudanças na organização da agência, que visam reforçar os seus serviços face à evolução do mercado de agenciamento. “O conceito não mudou desde que a agência abriu, valores morais, ética, profissionalismo, transparência e sustentabilidade sempre estiveram presentes na missão da L’Agence e continuam a ser os valores pelos quais nos regemos”, diz Elsa Gervásio.
Comentários