[weglot_switcher]

Receios aumentam. Carros autónomos podem ser transformados em “armas letais”

Qi Lu, diretor de operações do Baidu, acredita que os carros autónomos podem vir a ser transformados em “armas”, obrigando os governos a tomarem medidas de segurança extraordinárias.
15 Janeiro 2018, 11h28

Os receios em relação aos carros autónomos estão a aumentar. Na Exposição Internacional de Electrónicos de Consumo, Qi Lu, diretor de operações do Baidu (o motor de pesquisa dominante na China), afirmou estar convicto de que os carros autónomos podem vir a ser transformados em “armas letais”, obrigando os governos a tomarem medidas de segurança extraordinárias.

A tecnologia aplicada aos carros autónomos está a avançar muito rapidamente, de tal forma que os reguladores estão a ter dificuldades em acompanhar cada novo passo que é dado. Ao mesmo tempo, Qi Lu indica que os carros autónomos estão a colocar novos desafios em termos de segurança.

O especialista em computação, que lidera o programa de auto-condução que está a ser desenvolvido pelo Baidu acredita que pode resultar, em todo o mundo, no bloqueio de carros operados por empresas estrangeiras.

“Isto não tem nada a ver com nenhum governo em particular – tem a ver com a própria natureza da autonomia”, explicou Qi Lu. “Temos um objeto que é capaz de se mexer sozinho. Por definição é uma arma”, sublinha.

A Baidu está a investir no desenvolvimento do Apollo, o seu próprio software de carro autónomo, que fornece “uma plataforma confiável e segura” para se desenvolverem novos veículos autónomos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.