[weglot_switcher]

Receita de IMI perde mais de 40 milhões de euros com reavaliação de casas

Os proprietários têm recorrido cada vez mais a pedidos de reavaliação de imóveis.
19 Abril 2017, 08h27

A receita de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) diminuiu 43 milhões de euros em 2016, passando de 1577 milhões para 1534 milhões de euros. EM causa está o aumento dos pedidos de reavaliação de imóveis e do número de isenções e descida das taxas, revela o Diário de Notícias desta quarta-feira.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, Paulo Ralha, explicou ao DN que “há uma maior atenção por parte dos contribuintes sobre esta questão” e que as campanhas de informação feitas nos últimos anos têm ajudado a que os cidadãos percebam que o valor patrimonial (VPT) do seu imóvel só sofre redução se este tiver a iniciativa de fazer o pedido.

Por exemplo, o matutino conta que entre 2014 e 2015, este valor passou de 419,38 mil milhões de euros para 414,68 mil milhões, tendo assim uma quebra de mais de 4 mil milhões de euros. Algo que as Finanças esclarecem, em resposta, que “resulta de correções no âmbito da avaliação geral da propriedade urbana e, bem assim, de novos pedidos de avaliação”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.