Receitas da Altice Portugal sobem 14,5% para 1,9 mil milhões de euros até setembro (com áudio)

A dona da Meo fez investimentos de 339 milhões de euros nos nove meses do ano. A taxa de cobertura de 5G aumentou para 85% no final do terceiro trimestre.

A Altice Portugal reportou esta quinta-feira receitas de 1.934,7 milhões de euros no acumulado de janeiro a setembro deste ano, o que representa um crescimento homólogo de 14,5%. O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de 687,9 milhões de euros, porque aumentou 7,6% em relação aos primeiros nove meses de 2021.

Só no terceiro trimestre o volume de negócios da operadora de telecomunicações foi de 680,4 milhões de euros, depois de ter registado um acréscimo de 15,4% (excluindo a contribuição da Unisono, comprada em agosto do ano passado, as receitas teriam aumentado 13,2%). Nesses três meses, de julho a setembro, o EBITDA subiu 5,4% para 233,6 milhões de euros.

“A performance do EBITDA decorre do crescimento contínuo da base de clientes de serviços fixos e móveis, em ambos os segmentos, da diversificação de portefólio, da inovação tenológica no leque de oferta de produtos e serviços e da manutenção da disciplina de controlo dos custos operacionais”, explicou a dona da Meo, no documento com os resultados financeiros divulgado esta manhã.

Já a base de clientes de televisão por subscrição cresceu apenas 1,3%, atingindo os 1,8 milhões de clientes, e a base de subscritores do negócio móvel teve um crescimento ainda menos expressivo, de 1,2%, para 8,8 milhões.

As receitas do segmento de serviços empresariais dispararam 27,5% para 350,3 milhões de euros no aglomerado de julho, agosto e setembro – o valor traduz-se numa variação homóloga de 23,5% caso se exclua a contribuição da Unisono. Em linha com este valor, ligeiramente abaixo, ficaram as receitas do segmento de consumo, que foram de 330,1 milhões de euros no segundo trimestre, mais 4,9% do que no mesmo período do ano passado.

A empresa liderada por Ana Figueiredo fez investimentos de 114,4 milhões de euros, mais 4,3% em comparação ao terceiro trimestre de 2021, sendo que até setembro esse montante ultrapassou os 339 milhões de euros, devido ao reforço da capacidade na rede móvel, infraestruturas ‘core’ e expansão da rede de fibra ótica no país para 6,19 milhões de casas (5,5 milhões da Fastfiber).

A taxa de cobertura da tecnologia de quinta geração (5G) aumentou para 85% no final do terceiro trimestre. Em termos comparativos, o 4G tem uma cobertura nacional de 99,8%.

Recomendadas

Mitos que bloqueiam progressão feminina e dificultam diversidade de género nas empresas

Relatório da Mazars e Gender Balance Observatory desmistifica mitos em contexto laboral, entre os quais a falta de ambição e a aversão ao risco entre as mulheres, a questão da maternidade ou das quotas e a meritocracia.

Mercado automóvel cresce 1,8% entre janeiro e novembro, mas muito longe dos números pré-pandemia

Dados da ACAP revelam que em termos globais, o mercado automóvel regista um crescimento de 1,8% entre janeiro a novembro de 2022, face a igual período do ano anterior. De referir que 11,1% dos veículos ligeiros de passageiros novos são elétricos (BEV).

Grupo SATA integra projeto Cluster Grace Açores

Associados e membros do cluster partilham boas-práticas e desenvolvem sinergias com o objetivo de colocar os temas da Agenda 2030, 2050 e ESG (Environmental, Sustainability and Governance) como prioritários nas agendas das empresas.
Comentários