Receitas das estações de serviço na Ibéria cresceram 29% em 2021 devido à subida dos preços

De acordo com a análise que a Informa D&B realizou a este setor, em 2021 o mercado ibérico registou um aumento significativo de 10,6% face a 2020 no volume das vendas de gasolina e gasóleo, que corresponde a 38,30 milhões de toneladas de combustível.

Segundo Observatório Sectorial  da Informa D&B, a subida de preços do gasóleo e da gasolina, bem como o crescimento do volume de vendas, levaram a um aumento de 29% nas receitas das estações de serviço na totalidade do mercado ibérico em 2021, que atingiram os 38.900 milhões de euros.

De acordo com a análise que a Informa D&B realizou a este setor, em 2021 o mercado ibérico registou um aumento significativo de 10,6% face a 2020 no volume das vendas de gasolina e gasóleo, que corresponde a 38,30 milhões de toneladas de combustível.

Por sua vez , o volume comercializado em Portugal cresceu 4,8% face a 2020, para os 5,50 milhões de toneladas, enquanto em Espanha ascendeu a 32,80 milhões de toneladas, mais 11,7%.

As estações de serviço canalizaram cerca de 98% das vendas totais de gasolina e de 78% de gasóleo rodoviário, revela a Informa D&B.

Em 2021, o volume de combustíveis distribuído apenas pelas estações de serviço no conjunto do mercado ibérico totalizou 26,72 milhões de toneladas, das quais 6,06 milhões correspondem a gasolina e 20,66 milhões a gasóleo.

Este ano “espera-se uma tendência de crescimento no volume de negócios do setor, embora no segundo semestre seja previsível um abrandamento do crescimento do volume de vendas devido à deterioração da situação económica”, avança a Informa D&B.

No final de 2021, existiam 14.231 estações de serviço em funcionamento no conjunto do mercado ibérico, mais 1,1% do que no ano anterior, mantendo-se a tendência de crescimento moderado observada nos anos anteriores.

Em Portugal, o número de estações caiu 0,2% para as 2.995, enquanto em Espanha aumentou 1,4% para as 11.236.

Recomendadas

Premium“Somos a ótica das pessoas e que traz o know how francês”, diz CEO do grupo MonOpticien

Em entrevista ao JE, o CEO do grupo MonOpticien, Florent Carriére, explica o modelo de subscrição que traz para Portugal. “O meu concorrente não é a Multióticas, é a a Netflix e o Spotify”, sublinha.

Bancos da zona euro devolvem antecipadamente 447,5 mil milhões ao BCE

Este montante vem juntar-se aos quase 300 mil milhões de euros que foram reembolsados antecipadamente em 23 de novembro.

Região de Coimbra lança Academia Gastronómica para reforçar distinção europeia

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra vai promover, em 2023, um conjunto de iniciativas para reforçar o estatuto de Região Europeia de Gastronomia com que foi distinguida no biénio de 2021-2022.
Comentários