Reciclagem de vidro aumentou 8% face a 2021

Segundo dados da Associação para a Gestão de Resíduos (ESGRA), a recolha seletiva de resíduos aumentou 5% em 2022 face ao ano anterior.

A ESGRA – Associação para a Gestão de Resíduos reportou, esta sexta-feira, um aumento de 5% da recolha seletiva trifluxo (ecoponto amarelo, verde e azul) em 2022.

O vidrão foi o ecoponto que registou o maior aumento, com 8% mais vidro do que em 2021, seguido pelo ecoponto amarelo, com um crescimento de 4% e, por último, o azul teve um aumento de 2%.

Os números refletem o esforço dentro deste sector, que tem vindo a debater-se com a falta de políticas públicas aplicadas ao mesmo, refere a associação num comunicado enviado à imprensa.

“Estes resultados positivos resultam de um enorme esforço e investimento por parte dos Sistemas de Gestão de Resíduos, que se debatem com o modelo vigente de subfinanciamento e carência de políticas públicas aplicáveis ao sector que presta um serviço público de proteção do ambiente e da saúde pública”, refere a entidade na mesma nota, acrescentando que “tem alertado e reivindicado junto dos sucessivos membros do Governo responsáveis pela área do Ambiente que o atual modelo de financiamento e de custos não permite a cobertura dos gastos com a recolha seletiva de resíduos e não estimula suficientemente a adoção de boas práticas de prevenção e gestão dos resíduos pelos cidadãos”.

A ESGRA sublinha ainda que Portugal “carece da revisão das políticas públicas para o sector e uma oportunidade para tal é o novo Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos – PERSU 2030, que tarda e se aguarda com expectativa”.

Atualmente a associação representa 16 entidades, 14 das quais são Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU), no continente e nas regiões autónomas. Internacionalmente está associada à Municipal Waste Europe (MWE), Associação Europeia para a Gestão de Resíduos, sediada em Bruxelas.

Recomendadas

Centros comerciais vão implementar sistema de depósito e reembolso de embalagens de uso único

A associação de centros comerciais assinou um protocolo de colaboração com o SDR Portugal para o desenvolvimento e implementação de um sistema de depósito e reembolso de embalagens de bebidas não reutilizáveis em Portugal.

Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo

Bruxelas alerta que “a precipitação das próximas semanas vai ser crucial para determinar a evolução da atual seca” e como poderá afetar as populações.

Bruxelas lança um plano para promover a indústria de emissão zero

A medida apresentada por Bruxelas esta quinta-feira vem no seguimentos dos subsídios na China e nos Estados Unidos para impulsionar a indústria verde.
Comentários