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Reclamações contra aeroportos disparam 82% e contra hotéis aumentam 32% em 2021

De acordo com o Portal da Queixa, a subida registada no volume de reclamações aos hotéis é justificada “pelo regresso à normalidade”. Contudo, no que diz respeito aos aeroportos, estes problemas são já relacionados com atrasos no processo de embarque ou perda de voos.
22 Janeiro 2022, 13h57

O número total de reclamações dirigidas ao setor do turismo aumentou em 2021, em particular as queixas dirigidas a aeroportos e hotéis, avança o Portal da Queixa. Comparando ao ano anterior as reclamações aos aeroportos dispararam em 82% e os hotéis viram o volume de reclamações aumentar em 32%.

As categorias com mais volume de reclamações foram os sites de reservas de viagens, com 38% das reclamações, as companhias aéreas, com 32%, os sites de reservas de alojamento, com 8% das reclamações, o aluguer de automóveis, com 8% e as agências de viagens, com 6%.

De acordo com o Portal da Queixa, a subida registada no volume de reclamações aos hotéis é justificada “pelo regresso à normalidade”. Contudo, no que diz respeito aos aeroportos, estes problemas são já relacionados com atrasos no processo de embarque ou perda de voos.

As queixas por parte de consumidores às companhias aéreas vão desde a barreira do atendimento ao cliente, a falta de resposta a questões e a dificuldade em adquirir reembolso de viagens canceladas, apesar do que está previso na Lei Portuguesa face aos reembolsos de viagens canceladas em 2020.

No que diz respeito à emissão de vouchers por parte das companhias aéreas, a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) disse em 2020 que “nenhuma tesouraria, de nenhuma companhia, sobreviveria a ter de reembolsar em dinheiro”, daí considerar a adoção da estratégia dos vouchers como a “mais correta e sustentável”.

A referir que não foram ainda indicados até ao momento quantos vouchers a TAP já emitiu. Não obstante, sabe-se que o decreto-lei lançado posteriormente obrigou o setor a proceder ao reembolso no caso dos consumidores que não utilizaram o voucher.

 

 

 

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