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Reclamações contra o SEF aumentam 363% este ano

O Portal da Queixa recebeu mais de 1300 queixas contra o Serviço de Estrangeiro e Fronteiras, a demora no processo de obtenção de documentos (pedidos com urgência) foi o motivo que gerou mais reclamações, cerca de 740.
25 Maio 2023, 18h00

O Portal da Queixa recebeu mais de 1300 queixas contra o Serviço de Estrangeiro e Fronteiras (SEF) desde o início do ano. Isto corresponde a um crescimento de 363% comparativamente com o mesmo período de 2022, onde se verificaram apenas 293 queixas.

Segundo uma análise realizada pelo Portal da Queixa, foi entre os meses de fevereiro e março de 2023, que o volume de reclamações dirigidas ao SEF registou a subida mais expressiva de 1.565%, com 49 reclamações em fevereiro e 816 registadas em março.

Entre os principais motivos de reclamação está a demora no processo de obtenção de documentos (pedidos com urgência), motivo que gerou 740 queixas, um crescimento de 422% em comparação com o mesmo período do ano passado. Já 210 queixas foram relativas à dificuldade de contacto com as delegações e funcionários do SEF.

Cerca de 122 reclamações foram relacionadas com problemas referentes ao pagamento de taxas de serviço e com problemas para utilizar a plataforma. Problemas com a entrega de documentos motivaram 119 queixas, um motivo que apresentou um crescimento de 113% face a 2022. A dificuldade para realizar agendamento no serviço do SEF acolhe 100 queixas.

A página do SEF no Portal da Queixa apresenta um índice de satisfação com uma pontuação de 18,2 em 100, uma taxa de resposta de 14,1% e uma taxa de solução de 15,2%. Estes indicadores espelham a baixa performance do organismo na resposta e resolução aos problemas que lhe são reportados.

Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa, afirma que “a falta de resposta do SEF às reclamações gera uma reputação negativa do serviço, mesmo com o Portal da Queixa a oferecer, ao abrigo do nosso projeto de Responsabilidade Social, todas as suas funcionalidades de forma gratuita para as entidades públicas, a fim de promover a confiança nos serviços públicos”.

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