Reclamações nos saldos disparam 62%

Portal da Queixa recebe 1.525 reclamações durante a época de saldos. Problemas com trocas e reembolso são as principais causas das queixas.

Entre os dias 26 de dezembro de 2022 e 10 de janeiro de 2023 foram registadas no Portal da Queixa 1.525 reclamações dos consumidores relacionadas com a época de saldos. Em 15 dias as reclamações durante os saldos aumentaram 62% face ao período homólogo e burlas online correspondem a 13% das queixas.

As categorias mais lesadas são compras, moda e joalharia, que registam 571 queixas (37%), seguidas de tecnologia e som e informática, com um total de 475 reclamações (31%). Como motivo principal os problemas com a troca ou reembolso lideram, representando 41% das reclamações, seguidos de atrasos nas entregas das encomendas, com 25% de queixas, burlas online, com 13% e encomendas em mau estado ou incompletas com 9% das queixas.

O Portal da Queixa reforça a importância de uma literacia digital na atual sociedade de consumo, pelo que criou o movimento #NaoSejasPato, que tem como objetivo aumentar a literacia digital da população e assim evitar burlas e esquemas fraudulentos na internet. Nesta plataforma os consumidores conseguem ter acesso a dicas e recomendações de segurança das marcas associadas ao movimento e tem disponível um quizz para avaliação da literacia digital em compras online.

Recomendadas

Saiba aqui quais são as vantagens e desvantagens da utilização de cartões de fidelização

Muitas empresas, desde hipermercados a lojas de pequeno comércio, promovem a adesão a este género de cartões de fidelização, seja com a componente de crédito, seja para pagamento imediato. Para que o consumidor não receba dissabores na vez de descontos, convém que se informe cuidadosamente e conheça os prós e os contra. 

Tem animais de estimação ou pretende adotar um amigo de quatro patas? Saiba que gastos terá de incluir no seu orçamento familiar

De uma forma geral, os custos anuais podem representar cerca de 446 euros para comida, 195 euros para cuidados de saúde, mais 224 euros para cuidados de higiene, além de outras despesas inesperadas. Sendo certo que tudo dependerá do estilo de vida do seu animal doméstico e das suas características físicas. 

O que é uma hipoteca e que cuidados deve ter?

A hipoteca pode ser uma solução para ver o seu crédito aprovado. Descubra se é vantajoso no seu caso e o que fazer, passo-a-passo.
Comentários