[weglot_switcher]

Rede independente de supermercados Aqui é Fresco quer chegar às 780 lojas no final de 2021

A rede ‘Aqui é Fresco’ é constituída por um grupo de 727 lojas de proximidade independentes, supermercados e minimercados, espalhadas por todo o país, que se uniram com o objetivo de melhor servir os consumidores, garantindo-lhes assim, a melhor qualidade ao melhor preço. O objetivo desta rede, desenvolvida nos últimos dez anos pela UniMark, é […]
12 Janeiro 2021, 20h53

A rede ‘Aqui é Fresco’ é constituída por um grupo de 727 lojas de proximidade independentes, supermercados e minimercados, espalhadas por todo o país, que se uniram com o objetivo de melhor servir os consumidores, garantindo-lhes assim, a melhor qualidade ao melhor preço.

O objetivo desta rede, desenvolvida nos últimos dez anos pela UniMark, é “dar mais voz ao comércio tradicional português”, prevendo chegar ao final deste ano com um total de 780 lojas, após a abertura programada de mais 50 unidades durante o presente ano.

“Considerada a maior cadeia de comércio independente em Portugal, Aqui é Fresco arrancou com 113 lojas, número esse que, ao longo de 10 anos, foi aumentando ao atingir em 2020 um total de 727 super e minimercados – prevê-se que, este ano, mais 50 estabelecimentos se juntem à rede”, assegura um comunicado da empresa.

De acordo com este documento, “o comércio de proximidade é considerado estratégico no posicionamento da rede Aqui é Fresco e considerado cada vez mais relevante em território nacional”.

Recorde-se que a rede Aqui é Fresco abriu as primeiras lojas em janeiro 2011, como  uma organização voluntária desenvolvida pela UniMark, “com o objetivo de abastecer lojas mais pequenas e fazer frente aos grandes distribuidores – com 727 super e minimercados distribuídos a nível nacional, oferece desde há precisamente 10 anos uma garantia de confiança e compra acertada junto dos milhares de clientes que todos os dias acorrem a estes estabelecimentos de proximidade com a insígnia Aqui é Fresco”.

De acordo com João Vieira Lopes, diretor-geral da UniMark e presidente da CCP -confederação do Comércio de Portugal, o negócio desta rede de retalho “desenvolveu-se organicamente ao longo dos anos, com o número de novos aderentes a aumentar de forma consolidada, obrigando a apostar, ainda mais, numa dinamização adaptada ao mercado atual”.

Assim, a rede criada pela UniMark é considerada a maior cadeia de comércio independente em Portugal, “fruto de uma expansão estratégica e ponderada aliada a muita dedicação de todos aqueles que fazem parte do negócio”, como salienta Carla Esteves, diretora executiva da rede Aqui é Fresco.

“É com especial orgulho que assinalamos mais um aniversário, após um ano particularmente difícil que comprovou a importância do comércio de proximidade para todos os portugueses”, acrescentou a responsável, fazendo ainda questão de garantir que acredita que 2021 “será o ponto de viragem no comércio independente em Portugal”.

“Este é o canal de comercialização do presente e do futuro”, assinala a diretora executiva da Aqui é Fresco.

A UniMark, criadora deste projeto, considera que “o preço competitivo, a imagem apelativa, o serviço personalizado e as soluções integradas de comércio são alguns dos pontos fortes que fazem jus ao lema ‘Perto e de Confiança’, que contribui para uma identidade própria de cada loja, onde cliente e lojista se conhecem pelo nome”.

“Às lojas aderentes são garantidas condições especiais, publicidade, descontos e ofertas exclusivos em artigos selecionados”, revela o mesmo comunicado.

Segundo Carla Esteves, “somos a solução certa para quem procura desenvolver o seu negócio na área do retalho”, o que, no seu entender, “o crescimento exponencial que a rede tem vindo a consolidar desde a sua criação”.

Após a realização da Convenção Anual da rede Aqui é Fresco em formato online – ocorrida em setembro do ano passado e a primeira digital do retalho alimentar no País – e com o ano ainda a iniciar, os responsáveis da Aqui é Fresco consideram que a rede “está cada vez mais preparada para dar resposta às exigências do atual mercado dos pequenos retalhistas”, o qual tem vindo a ganhar especial relevância nos tempos mais recentes, sobretudo por força das restrições impostas pela pandemia que está a atingir todo o mundo.

“Aliás, de acordo com um estudo recentemente divulgado pela Nielsen (Barómetro Covid-19) o comércio de proximidade apresentou um crescimento de cerca de 20% face ao período homólogo do ano anterior, na sequência de ter atingido uma grande visibilidade entre os consumidores face à possibilidade de deslocações mais próximas de casa”, revela o comunicado em questão.

Os responsáveis da Aqui é Fresco salientam que “este 10.º aniversário será ainda alavancado por uma ação promocional a nível nacional, que decorre entre os dias 18 de janeiro e 21 de fevereiro 2021, apoiada através de folhetos especiais, um por cada quinzena, e ainda com sorteios através do ‘site’ Aqui é Fresco.

“A campanha tem por objetivo dinamizar as vendas das lojas aderentes da rede e apoiar a conquista e fidelização de clientes”, conclui o comunicado em apreço.

A UniMark é uma cooperativa de grossistas e retalhistas de produtos de grande consumo “que se uniram com o objetivo de aumentar os seus níveis de eficiência e eficácia empresarial, empenhando-se conjuntamente na melhoria das condições de aquisição aos fornecedores e de venda aos seus clientes retalhistas”.

“Através da partilha da informação negocial e da integração das suas encomendas e ações promocionais aquisitivas, as empresas associadas na UniMark pretendem combater as desigualdades de condições de compra existentes no mercado, fruto do grande poder aquisitivo e de pressão negocial das grandes cadeias. A troca de conhecimentos e experiências diversas de cada um, é também uma das grandes mais-valias oferecidas pela UniMark aos seus associados”, conclui o comunicado da cooperativa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.