Reduflação: saiba do que se trata

Trata-se da estratégia de diminuição da quantidade dos produtos à venda, mantendo-se o preço anteriormente praticado com uma quantidade maior. Ou seja, a embalagem e o preço são iguais, mas a quantidade de produto é menor.

Poupar está cada vez mais difícil, principalmente no que toca à compra de bens alimentares. Os preços, a nível geral, estão a aumentar, os bens alimentares estão cada vez mais caros, mas o ordenado dos consumidores mantém-se igual, o que provoca o conhecido fenómeno da inflação.

Embora muitos consumidores conheçam este fenómeno da inflação, a maioria desconhece um outro intitulado por reduflação. Trata-se da estratégia de diminuição da quantidade dos produtos à venda, mantendo-se o preço anteriormente praticado com uma quantidade maior. Ou seja, a embalagem e o preço são iguais, mas a quantidade de produto é menor.

Este fenómeno, que, muitas vezes, passa despercebido aos olhos dos consumidores, não é uma situação ilegal, desde que na embalagem conste claramente a quantidade que o produto apresenta. No entanto, esta redução da quantidade do artigo não é muito visível em certos casos, fazendo com que o consumidor não se aperceba dessa diferença.

O exemplo mais comum e até percetível deste fenómeno é o dos produtos congelados: uma embalagem que anteriormente continha sete postas de pescadas por 15 euros, agora encontra-se à venda pelo mesmo preço, mas apenas com cinco postas.

Assim sendo, a DECO alerta todos os consumidores para este fenómeno de modo a que possam fazer escolhas mais esclarecidas e poupadas. É fundamental que compare os produtos atendendo à sua quantidade e ao seu preço, observe se os artigos que habitualmente costuma comprar estão realmente em conta ou se existem opções mais económicas.

Informe-se connosco.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube.

Recomendadas

Europ Assistance e Club Tek lançam seguro contra danos e roubo de telemóveis, tablets e computadores

A seguradora garante a reparação do equipamento em caso de danos acidentais (elétricos, danos por água, quebra de teclas, danos no ecrã). Se a reparação não for possível, o cliente tem direito à substituição do equipamento por outro novo com as mesmas características.

Sabia que as dívidas também prescrevem? Saiba mais sobre estes prazos

Relembramos que existem exceções na lei que podem alterar algum destes prazos. Por isso, o melhor será sempre o consumidor contactar primeiramente entidades que o possam ajudar e não deixar arrastar a situação. 

PremiumOptimize promove conferência que ensina a poupar e investir

Evento promove a literacia financeira, a poupança e o investimento e realiza-se em Lisboa a 3 de dezembro. O JE será media partner.
Comentários