[weglot_switcher]

Reembolso do IRS está a ser feito com atraso

Ministério das Finanças garante que já foram emitidas mais de 724 mil ordens de pagamento e quase 94 mil de cobrança. Até hoje, a tutela já deu ordem para que se paguem 570 milhões de euros aos contribuintes e que se paguem 46 milhões de euros.
27 Abril 2023, 10h17

Os reembolsos do IRS estarão a ser efetuados com alguns atrasos, avança o “Correio da Manhã”, depois de várias queixas de que as declarações permanecem durante mais dias como ‘declaração certa’. Isto é, a Autoridade Aduaneira e Tributária (AT) valida as declarações de rendimentos entregues pelos cidadãos mas o dinheiro demora mais tempo a chegar às contas bancárias.

O Ministério das Finanças não esclareceu à publicação se este ano se estão a verificar atrasos, mas o Governo estipulou o prazo médio de reembolso em 17 dias.

A tutela de Fernando Medina apontou que já foram emitidas mais de 724 mil ordens de pagamento, num total de 570 milhões de euros. No mesmo mês do ano passado, os portugueses receberam 584,9 milhões de euros, mais 2,6% que o presente mês.

O Ministério das Finanças adiantou que, até ao momento, já foram processadas mais de um milhão de declarações e emitidas quase 94 mil ordens de cobrança, no valor de 46 milhões de euros.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.