Awer Mabil: do campo de refugiados no Sudão até colocar Austrália no campeonato do mundo

A defesa do guarda-redes Andrew Redmayne dominou as manchetes, mas Awer Mabil percorreu um longo caminho durante a sua vida até chegar à seleção ‘aussie’.

O refugiado sudanês Awer Mabil colocou a Austrália no campeonato do mundo de futebol depois de marcar o sexto golo numa disputa de penaltis contra o Peru na segunda-feira. O jogador de 26 anos disse que foi um “agradecimento” ao país que acolheu a sua família depois de fugirem do Sudão, segundo a “BBC”.

“Eu sabia que ia marcar. Era a única maneira de agradecer à Austrália em nome da minha família”, disse o avançado.

A vitória foi ainda assegurada pelo guarda-redes Andrew Redmayne, que defendeu  a baliza do penalti final dos sul-americanos. Assim, a Austrália classificou-se para o quinto Campeonato do Mundo consecutivo e Mabil completou uma jornada notável de um campo de refugiados queniano para a maior competição de futebol do planeta.

O jogador nasceu num campo de refugiados no Quénia depois de os seus pais fugirem do conflito no Sudão. Em criança, sobreviveu com uma refeição por dia e a jogar à bola como passatempo.

Depois de ser reinstalado na Austrália em 2006, desenvolveu o seu talento para o futebol o suficiente para se juntar ao Adelaide United ainda adolescente. Depois, mudou-se para o FC Midtjylland da Dinamarca. Agora, está emprestado ao clube turco Kasimpasa.

“Nasci numa cabana, uma pequena cabana. O meu quarto de hotel aqui é definitivamente maior do que a cabana e o quarto que tínhamos como família naquele campo de refugiados”, disse. “É isso que quero dizer ao agradecer à Austrália por esta oportunidade que deram a toda a minha família”.

O irmão de Mabil, Awer Bul, disse ao jornal “Adelaide Advertiser” que a família estava emocionada. “Foi um momento comovente para a nossa comunidade ver um menino que nasceu num campo de refugiados” a conquistar esta vitória, disse.  “Só de o ver jogar pela seleção australiana deixa-nos contentes”.

Recomendadas

Portugal goleia França por 8-2 e lidera Liga Europeia de futebol de praia

A seleção portuguesa de futebol de praia goleou hoje a congénere francesa, por 8-2, na segunda jornada do grupo A da Liga Europeia da especialidade.

Wimbledon: Nadal bate Sonego e apura-se para os oitavos de final

O tenista espanhol Rafael Nadal, número quatro mundial e recordista de ‘Grand Slams’, apurou-se hoje para os oitavos de final de Wimbledon, o terceiro ‘major’ da temporada, ao eliminar o italiano Lorenzo Sonego em três ‘sets’.

Félix da Costa foi segundo em Marraquexe na Fórmula E

O piloto português António Félix da Costa (DS Techeetah) foi hoje segundo classificado na 10.ª prova do Mundial de Fórmula E, para carros elétricos, disputada em Marraquexe, Marrocos.
Comentários