Regresso às aulas. Como incentivar os mais novos a adquirir hábitos de poupança?

O regresso às aulas obriga a gastos extras, não só com a compra inicial de manuais, mochilas e material escolar, mas também com despesas mais ou menos regulares ao longo do ano – refeições, material para determinadas disciplinas, visitas externas, etc.

Com a chegada do novo ano letivo, as famílias voltam à rotina, sendo necessário reforçar a atenção de todos na gestão financeira.

O regresso às aulas obriga a gastos extras, não só com a compra inicial de manuais, mochilas e material escolar, mas também com despesas mais ou menos regulares ao longo do ano – refeições, material para determinadas disciplinas, visitas externas, etc. Portanto, é importante que o jovem saiba gerir o seu dinheiro e que comece a ser envolvido na organização financeira da família.

Por isso, deixamos-lhe alguns conselhos para transmitir aos seus educandos:

·         É importante facultar à criança e/ ou jovem, uma semanada ou mesada, reforçando que, caso esse montante seja gasto sem regras, não será disponibilizado mais dinheiro durante esse período.

·         Incentive-os a poupar, mostrando como poderão gerir o seu dinheiro através da utilização da ferramenta Orçamento (semanada + despesas = saldo).

·         Deve salientar a importância de ter objetivos para atingir a poupança.

·         Esclareça a distinção entre desejos e necessidades, tendo presente que para ganhar é preciso trabalhar.

·         Fale da necessidade de a família ter três cestos de poupança: um para as emergências, outro para os sonhos ou desejos e o terceiro para acautelar o futuro.

·         Partilhe gestos simples que podem adotar no quotidiano de forma a economizar e diminuir o valor das despesas mensais.

Incentivar os mais novos a gerir o seu dinheiro, promoverá atitudes mais conscientes e responsáveis. Futuramente, estes consumidores estarão mais preparados para os desafios do consumo.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

 

 

 

Recomendadas

Gás natural. Preços sobem 3,9% no mercado regulado a partir de amanhã

Esta subida é válida para os mais de 220 mil clientes no mercado regulado.

Investimentos financeiros: 10 dicas para começar

Gostava de começar a investir, mas não sabe como? Aqui estão 10 dicas sobre investimentos financeiros para entrar neste mundo.

Verão terminou, mas é preciso continuar a poupar água. Conheça alguns truques

O Verão terminou e trouxe um Outono mais chuvoso depois de meses de seca severa em praticamente todo o território nacional. Mesmo assim, é preciso continuar a poupar água para evitar danos maiores no futuro. Conheça alguns truques com a Selectra, empresa especializada na gestão de faturas domésticas: Pense duas vezes antes de lavar uma […]
Comentários