Regulador espanhol multa BBVA e Bankia em 400 mil euros

O BBVA foi multado em 250.000 euros por conflito de interesses na colocação de dívida da empresa Eroski, aos seus clientes de retalho, por um preço muito a acima do justo valor.

A CNMV (regulador do mercado de capitais espanhóis) aplicou ao BBVA uma multa de 250.000 euros por uma infracção muito grave como intermediário de uma emissão de Obrigações Subordinadas (AFS) emitidas pela empresa espanhola Eroski.

Segundo o Expansión, o incidente teve lugar entre 16 de junho de 2010 e 31 de Outubro de 2011, e, de acordo com a CNMV, a instituição financeira não estabeleceu as medidas necessárias para evitar conflitos de interesse gerado pela intermediação de operações para clientes de retalho do banco, por ter feito a colocação desses títulos a “a preços significativamente longe do seu justo valor”.

A CNMV aplicou ainda uma multa ao Bankia de 150.000 euros por manipulação de mercado  entre 13 de fevereiro e 12 de março de 2012.

Recomendadas

Portugal e Espanha terão de continuar a ter “exceção ibérica” no preço do gás

O primeiro-ministro disse que tem de continuar a haver uma “exceção ibérica” para os preços do gás mesmo que seja criado um novo mecanismo europeu, porque Portugal e Espanha continuam a ser “uma ilha” energética.

Costa contraria ideia de empobrecimento e afirma que Portugal está a crescer mais do que Alemanha, França e Espanha

Dados de Costa surgem dias depois das previsões de Outono da Comissão Europeia, cujas mais recentes previsões indicam que em 2024 a Roménia ultrapassará Portugal no ranking de desenvolvimento económico da UE.

PremiumOCDE deixa quatro recados a Portugal, do PRR ao orçamento

A OCDE está menos otimista do que estava no verão quanto à evolução da economia portuguesa no próximo ano, tendo revisto em baixa a previsão de crescimento do PIB. Aproveitou também para alertar para a importância do PRR e da consolidação orçamental.
Comentários