[weglot_switcher]

Reino Unido avança com quarta dose da vacina contra Covid nos mais vulneráveis e maiores de 75 na primavera

Meio milhão de pessoas imunodeprimidas são elegíveis à quarta dose da vacina contra a Covid-19 no Reino Unido.
  • Sajid David
21 Fevereiro 2022, 16h35

Pessoas vulneráveis ​​e os utentes com 75 anos ou mais vão receber uma quarta dose da vacina contra a Covid-19 ainda esta primavera, anunciou o secretário de Saúde Sajid Javid citado pela “Sky News”, esta segunda-feira.

A decisão do governo britânico surge depois de uma uma recomendação do Comité Conjunto de Vacinação e Imunização (JCVI). A imunidade à vacinação diminui com o tempo e muitos idosos receberam a dose de vacina mais recente em setembro ou outubro de 2021.

“O JCVI continuará a analisar se o programa de reforço deve ser estendido a outros grupos de risco”, disse Sajid Javid.

“Para manter altos níveis de proteção para os indivíduos mais vulneráveis ​​da população, uma dose extra de vacina na primavera é aconselhada antes de se iniciar o esperado programa de reforço para o outono ainda este ano”, acrescentou.

Portanto, outro reforço será recomendado para mais de sete milhões de pessoas nesta primavera. Destes, meio milhão de pessoas imunodeprimidas são elegíveis.

O Reino Unido decide avançar com a quarta dose da vacina contra a Covid-19, no mesmo dia em que na Itália passou a ser recomendável a quarta dose para imunodeprimidos.

Em Portugal, a 17 de fevereiro, a Direção-Geral de Saúde (DGS) divulgou uma nota onde recomenda uma quarta dose da vacina contra o coronavírus para pessoas com imunossupressão grave. Também a Suécia, Israel, Chile, Bélgica e Espanha escolheram avançar com vacinas de quarta dose.

Apesar do que está a ser decidido nos diferentes países a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) garante que “não há dados suficientes” para decidir sobre a necessidade da quarta dose da vacina contra a Covid-19.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.