Reino Unido bloqueia saída de pintura com 250 anos do país

O Executivo de Boris Johnson quer encontrar um museu britânico que consiga comprar o quadro de Thomas Gainsborough para impedir a sua saída do país.

O Governo britânico impediu a saída do país de uma pintura a óleo do inglês Thomas Gainsborough na esperança que uma galeria ou museu do Reino Unido possa angariar dinheiro para adquirir a famosa pintura, avança o ‘The Guardian’.

‘Going to Market, Early Morning’ foi pintado em 1773 e atualmente está avaliado em oito milhões de libras (9,3 milhões de euros). No passado mês de julho foi adquirido pela Sotheby’s através de um vendedor particular.

O novo dono do quadro, que conta com 246 anos de existência, pediu autorização para tirar a pintura do Reino Unido mas a ministra da Cultura, Helen Whately, bloqueou temporariamente a saída do mesmo.

“Gainsborough é um dos maiores artistas paisagistas britânicos e o seu trabalho ainda impressiona o público, mais de 250 anos depois [do quadro ter sido pintado]”, disse a ministra da Cultura. “Esta peça é um excelente exemplo e espero que um comprador do Reino Unido possa ser encontrado para que possamos encontrar um novo lar para este trabalho na nossa coleção nacional”.

A proibição da saída do quadro do país foi colocada após um parecer da comissão de revisão sobre a exportação de obras de arte e objetos de interesse cultural (RCEWA), que concordou que a pintura era “uma das maiores conquistas [de Gainsborough]”.

O pintor britânico nasceu em Suffolk em 1727, e foi um dos membros fundadores da Royal Academy, tornando-se ainda o pintor favorito do rei Jorge III. Na obra de arte é possível observar um grupo a viajar de cavalo pelo passando, passando por uma mãe com um bebé sentados no chão.

“Thomas Gainsborough é conhecido principalmente como um pintor de retratos refinado. No entanto, ele também compôs cenas rurais idílicas e ‘Going to Market, Early Morning’ é uma das suas maiores conquistas nesse género ”, disse Christopher Baker, que faz parte da RCEWA.

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta segunda-feira.

Sentimento económico na Alemanha deteriora-se em setembro

O declínio do sentimento económico está a afetar os quatro setores da economia, com as empresas a avaliarem os seus negócios atuais como claramente piores.

Seis mortos e 20 feridos num tiroteio em escola na Rússia

“Hoje, a polícia recebeu um relatório sobre um tiroteio na Escola 88 em Izhevsk”, anunciaram os agentes de autoridade russos.
Comentários