[weglot_switcher]

Metade da força separatista russa em Donetsk está morta ou ferida

O Reio Unido também acredita que a Rússia provavelmente pretende implementar um grande número de unidades militares no leste de Donbas.
22 Junho 2022, 12h21

Forças separatistas russas e apoiadas pela Rússia na região de Donetsk, na Ucrânia, sofreram pesadas baixas, segundo autoridades de inteligência do Reino Unido citadas pela “BBC”.

Assim, o serviço de inteligência do Reino Unido estima que a milícia de Donetsk sozinha perdeu 55% da sua força original e acredita que a Rússia provavelmente pretende implementar um grande número de unidades militares no leste de Donbas, na Ucrânia, que é formado por Donetsk e Luhansk.

Há meses que existem relatos de civis que são recrutados para a milícia à força, com baixa moral e armas de reduzida qualidade. No mês passado, o serviço de segurança SBU da Ucrânia alegou que estes homens compararam as condições à escravidão e estavam prontos para desertar.

O serviço de inteligência do Reino Unido chamou ainda a atenção para o “extraordinário desgaste” sofrido pelas forças russas em Donbas.

Por sua vez, o governador de Luhansk, Serhiy Haidai, disse que houve uma “destruição colossal” na cidade. De acordo com Haidai  a situação a cidade irmã de Severodonetsk era um “inferno” e cerca de 7.000 a 8.000 civis permanecem lá.

As forças russas estão focadas em conquistar toda a vizinha Luhansk, com o objetivo de cercar a cidade de Lysychansk, dizem os líderes ucranianos.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse no seu discurso na noite de terça-feira que, embora Luhansk seja atualmente a área mais difícil, o exército invasor também está a “pressionar seriamente a direção de Donetsk”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.