[weglot_switcher]

Reino Unido diz que negociações sobre o Brexit podem arrastar-se além do Natal

O ministro de Estado britânico, Michael Gove, quer garantir que o parlamento tem uma palavra a dizer e hipótese de analisar qualquer acordo que seja alcançado com a União Europeia.
  • Stefan Wermuth / Reuters
17 Dezembro 2020, 19h34

O ministro do Estado britânico disse esta quinta-feira que as negociações comerciais com a União Europeia sobre o Brexit podem arrastar-se até depois do Natal, apesar de reiterar que o Reino Unido espera chegar a um acordo comercial com Bruxelas.

“Quando pensamos sobre o verdadeiro prazo [31 de dezembro 2020], espero que possamos concluir um acordo o mais rápido possível, mas as negociações podem continuar até depois do Natal”, disse Michael Gove numa comissão parlamentar em Londres.

O ministro de Boris Johnson, que antes afiançava que as hipóteses de chegar a consenso eram de menos de 50%, garantiu que o país “quer garantir que o parlamento tem uma palavra a dizer e hipótese de analisar qualquer acordo que seja alcançado, de forma realista, nos dias imediatamente após o Natal”.

O Parlamento Europeu definiu como data limite para um acordo pós-Brexit este domingo, sob pena de não ratificar o documento antes do final do período de transição, que termina no réveillon para o país deixar efetivamente a lista de Estados-membros no primeiro dia do ano.

Se o acordo for alcançado até segunda-feira poderá realizar-se uma reunião plenária de emergência até ao fim deste mês, porque os eurodeputados pretendem “debater o resultado das negociações e considerar se dá o seu consentimento”, segundo o comunicado da conferência de presidentes da instituição, que se reuniu hoje.

Michael Gove assegurou que as negociações não vão prolongar-se para lá de 2021 e que tanto o Reino Unido como a União Europeia negociarão através da Organização Mundial do Comércio se não houver o tal acordo de livre comércio (FDA, na sigla anglo-saxónica). “É claro que haverá, tal como haveria entre qualquer conjunto de vizinhos, conversas”, declarou o ministro britânico, citado pela agência Reuters.

https://jornaleconomico.pt/noticias/von-der-leyen-diz-que-ha-um-caminho-muito-estreito-para-acordo-comercial-com-reino-unido-677218

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.