[weglot_switcher]

Reino Unido: Inflação acelera para 3,1% em novembro, a mais alta em quase seis anos

Os dados mais recentes sobre o Índice de Preços do Consumidor foram divulgados esta terça-feira pelo Office of National Statistics, no mesmo dia em que se debate o Brexit no Parlamento Europeu.
  • Andrew Boyers / Reuters
12 Dezembro 2017, 09h48

A inflação no Reino Unido acelerou para 3,1% em novembro, o que representa um máximo de quase seis anos. A maior contribuição para o crescimento deste índice deve-se às tarifas aéreas, que caíram entre outubro e Novembro, e aos jogos de computador.

Os dados mais recentes sobre o Índice de Preços de Consumidor (IPC) foram divulgados esta terça-feira pelo Office of National Statistics mostram que os salários médios semanais estão a crescer apenas 2,2%. O IPC aumentou 3,0% face ao mês de outubro de 2017 e fixou-se no valor mais alto desde março de 2012.

Também em novembro, o Banco da Inglaterra aumentou a taxa de juros pela primeira vez em mais de uma década de 0,25% para 0,5%.

A inflação do Reino Unido Unido é conhecida no dia em que o debate sobre o Brexit continua nas instituições europeias.  O Parlamento Europeu iniciou na segunda-feira, em Estrasburgo, uma sessão plenária marcada pelo debate e votação, na quarta-feira, de uma resolução sobre o acordo para o Brexit assinado na sexta-feira, entre Bruxelas e Londres.

Os eurodeputados irão debater e votar uma resolução que subscreve a recomendação da Comissão Europeia aos Estados-membros para que se passe à segunda fase das negociações sobre as futuras relações entre a União Europeia e Londres.

Notícia atualizada às 9h59

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.