[weglot_switcher]

Reino Unido já suplanta Espanha e Itália no número de óbitos por Covid-19

Os dados oficiais das autoridades de saúde mostram que Inglaterra e o País de Gales aumentaram o número total de óbitos para 32.313.
  • Boris Johnson
5 Maio 2020, 13h52

O Reino Unido ultrapassou Espanha e Itália enquanto país europeu com mais mortes devido à Covid-19, avança a ‘Reuters’, denunciando uma elevada taxa de mortalidade. Atualmente, o o Reino Unido conta com mais de 32 mil vítimas mortais.

Analistas britânicos consideram o aumento da taxa de mortalidade do vírus no país pode aumentar a pressão política sobre o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, uma vez que se considera que a resposta do Executivo foi mais lenta que a dos seus homólogos no sentido de encerrar fronteiras para conter.

Enquanto os outros líderes apostaram num rápido confinamento logo no início de março, o Reino Unido aplicou algumas medidas de restrição a 24 de março. O próprio primeiro-ministro foi infetado com o novo coronavírus e chegou a estar internado nos cuidados intensivos durante três dias.

Dados oficiais das autoridades de saúde mostram que Inglaterra e o País de Gales aumentaram o número total de óbitos para 32.313. Embora seja de difícil comparação com os outros países, devido à diferença entre população total, os valores de infeção e mortes mostram que o Reino Unido se pode tornar o país mais afetado da Europa ao nível dos óbitos por Covid-19.

Os partidos da oposição já começaram a questionar Boris Johnson sobre a decisão inicial de atrasar o encerramento do país e o confinamento dos cidadãos, especialmente numa altura em que Itália já se encontrava numa situação crítica por os hospitais se encontrarem sobrelotados. A oposição acusa o governo de Johnson de demorar a introduzir os testes em massa e de não providenciar equipamento de proteção suficiente aos hospitais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.