O governo do Reino Unido instou os cidadãos a pouparem energia no passado mês de agosto, de forma a conseguirem enfrentar a escassez de gás que se sentia na Europa por causa da guerra na Ucrânia. Agora, o operador do sistema elétrico está a pagar aos consumidores britânicos para reduzirem o consumo de energia nas horas de maior procura.
Enquanto durar o inverno, a National Grid vai implementar sessões de poupança, onde os consumidores serão avisados com 24 horas de antecedência. Estas sessão vão coincidir com o horário em que os consumidores britânicos se preparam para ir trabalhar ou no regresso a casa.
Esta é a primeira vez que o operador do sistema elétrico lança o plano de poupança mas o “El Economista” aponta que nem todos os residentes do Reino Unido podem beneficiar do programa. Ainda assim, os pagamentos podem chegar a mais de um milhão de lares e empresas.
As ofertas foram enviadas pelos próprios fornecedores de energia (um total de 26) e as famílias e empresas precisam de ter um contador inteligente. Outro requisito obrigatório é que as famílias apresentem um consumo superior a 30%, onde a National Grid vai dar quatro libras (4,55 euros) por quilowatt-hora de eletricidade que não é utilizada face ao consumo habitual.