[weglot_switcher]

Reino Unido pondera acordo com NAFTA se o acordo para o pós-Brexit falhar

Reino Unido estuda alternativas num cenário de ‘não-acordo’ com a União Europeia no pós-Brexit. NAFTA poderá ser uma opção.
  • Reuters
10 Outubro 2017, 20h52

O Reino Unido poderá avançar para uma aliança de comércio com os EUA, Canada e México, se o acordo para o pós-Brexit com a União Europeia não chegar a bom porto nos termos propostos pelos britânicos, noticia o The Telegraph.

O Reino Unido e Bruxelas estão a negociar os termos da saída do país do projeto europeu, mas o Governo de Theresa May tem assinalado querer fechar as linhas gerais do acordo do pós-Brexit. Contudo, os governantes britânicos estarão a considerar outros cenários e um acordo com a NAFTA (North American Free Trade Agreement) está em cima da mesa.

Os três países – EUA, Canada e México –  têm um Produto Interno Bruto (PIB) combinado de 17,2 biliões de libras, em comparação com o PIB da UE de 15,7 biliões de libras, recorda o jornal britânico, sublinhando que permitiria ao Reino Unido aumentar o potencial de exportações e importações.

O cenário não é, no entanto, pacífico até porque o presidente norte-americano, Donald Trump, já sinalizou que poderá terminar o acordo com a NAFTA, porque considera que não é vantajoso para os EUA.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.