[weglot_switcher]

Reino Unido. Portugueses e residentes que viajem sem teste podem fazer exame à chegada a Portugal

Para evitar que fiquem impedidos de viajar, os portugueses e residentes no país que embarquem desde o Reino Unido sem teste à Covid-19, vão realizar o teste à chegada aos aeroportos nacionais.
21 Dezembro 2020, 13h44

Os cidadãos nacionais e residentes em Portugal que viajem do Reino Unido sem terem realizado um teste à Covid-19 podem fazê-lo à chegada a Portugal durante um “período transitório”.

A decisão foi hoje anunciada pelo Governo para evitar que estes viajantes fiquem impedidos de voar para Portugal, que apertou as regras para os voos com origem no Reino Unido devido à nova variante da Covid-19 que surgiu no país e levou muitos países a fecharem as suas portas.

“O Governo português está ciente da situação difícil de gerir por parte das companhias aéreas, nomeadamente quanto à questão contraordenacional e quanto aos cidadãos que se preparavam para embarcar no Reino Unido com destino a Portugal e que não dispunham ainda de um teste negativo ao SARS-COV-2”, disse hoje o ministério das Infraestruturas em comunicado.

O Governo diz assim que já articulou com a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) “no sentido de acautelar que seja tomado em consideração o curto espaço de tempo que foi dado às companhias aéreas para o cumprimento do referido diploma, mais se pretendendo que, transitoriamente, os cidadãos nacionais e legalmente residentes em Portugal que não sejam portadores de comprovativo de realização de teste negativo sejam encaminhados pelas autoridades competentes, à chegada a território nacional, para realização do referido teste no interior do aeroporto, através de profissionais de saúde habilitados para o efeito (ficando em isolamento nos termos definidos pelas autoridades de saúde)”.

O Governo português anunciou no domingo que irá limitar os voos provenientes do Reino Unido a partir das 00h00 desta segunda-feira na sequência da evolução da situação epidemiológica no Reino Unido.

“Apenas são autorizados a entrar em território nacional os passageiros de voos provenientes do Reino Unido que sejam cidadãos nacionais ou cidadãos legalmente residentes em Portugal”, segundo o executivo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.