[weglot_switcher]

Reino Unido prepara-se para retaliar contra a Rússia depois de tentativa de envenenamento de ex-espião

A primeira-ministra britânica, Theresa May, esteve reunida de emergência com o conselho de segurança nacional esta quarta-feira para discutir medidas de retaliação contra a Rússia. Em causa está a tentativa de envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e da filha com uma arma química desenvolvida pela antiga União Soviética (atual Rússia).
  • Vladimir Putin
14 Março 2018, 11h44

O Reino Unido prepara-se para dar resposta à tentativa de envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e da filha com uma arma química desenvolvida pela antiga União Soviética (atual Rússia). A primeira-ministra britânica, Theresa May, esteve reunida de emergência com o conselho de segurança nacional esta quarta-feira para discutir medidas de retaliação contra a Rússia.

Theresa May tinha exigido ao Governo russo que respondesse formalmente, até à meia-noite desta terça-feira, às suspeitas da sua participação na tentativa de envenenamento do antigo espião. A primeira-ministra considerou que a Rússia estaria “muito provavelmente” por trás do incidente. Da Rússia não houve resposta e o Reino Unido prepara-se agora para retaliar.

Entre as medidas que estão em cima da mesa encontram-se a possibilidade de virem a ser implementadas sanções económicas contra Moscovo e se iniciar uma investigação profunda ao circuito do dinheiro russo que circula no Reino Unido.

A Rússia nega qualquer envolvimento no caso. “Moscovo não vai responder ao ultimato de Londres até receber amostras da substância química”, fez saber a embaixada da Rússia em Londres, em comunicado, advertindo que “qualquer ameaça para tomar medidas punitivas contra a Rússia vai ter resposta”.

Sergei Skripal e a filha foram encontrados inconscientes a 4 de março, num centro comercial em Salisbury, no sul do Reino Unido, vítimas de um ataque deliberado com novichok, uma arma química dez vezes mais poderosa do que o VX e que ataca o sistema nervoso.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.