[weglot_switcher]

Reino Unido: Principais partidos suspendem campanha, mas eleições mantêm-se para quinta feira

Os dois atentados verificados a 3 de junho, em Londres, fizeram pelo menos sete mortos e 48 feridos. os atacantes foram abatidos. A polícia anunciou a detençãode 12 pessoas.
  • REUTERS/Neil Hall
4 Junho 2017, 16h34

Os dois principais partidos políticos britânicos suspenderam as campanhas eleitorais durante este domingo, 4 de junho, por causa dos atentados de sábado, mas as eleições mantêm-se marcadas para 8 de junho.

Os dois atentados verificados a 3 de junho, em Londres, fizeram pelo menos sete mortos e 48 feridos, segundo um relatório divulgado pela Polícia Metropolitana.

As autoridades britânicas detiveram já hoje 12 pessoas por suspeitas de estarem ligados aos ataques.

Hoje, a primeira-ministra britânica, anunciou que, “em sinal de respeito” os dois maiores partidos políticos suspenderam as campanhas durante o dia.

No entanto, disse que as eleições legislativas continuam agendadas para quinta-feira, 8 de junho.

James Corbyn, líder do Partido Trabalhista, principal força da oposição, afirmou-se chocado com os atentados, mas defendeu a continuação do processo eleitoral.

“Se permitimos que estes ataques perturbem o nosso processo democrático, todos perderemos”, disse.

Na intervenção que fez, na residência oficial, no número 10 de Downing Street, a primeira-ministra britânica afirmou que “é tempo de dizer basta”.

“Não podemos e não devemos fingir que a situação pode continuar como está”, disse, pedindo uma estratégia reforçada de combate ao terrorismo que pode vir a incluir penas de prisão mais longas e novos regulamentos do ciberespaço.

As autoridades britânicas informaram que três atacantes terão entrado com uma carrinha pela zona pedestre da London Bridge, no sábado, abalroado dezenas de transeuntes. Depois de abandonarem o veículo, os indivíduos encaminharam-se para Borough Market, onde terão esfaqueado várias pessoas. Os três indivíduos foram abatidos pelas autoridades.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.