[weglot_switcher]

Reino Unido vai iniciar testes clínicos a vacina belga contra Covid-19

O ensaio recrutou seis mil pessoas no Reino Unido, mas os esforços globais para a procura de uma cura querem elevar o total de participantes para 30 mil, de forma a analisar todos os efeitos provenientes da vacina da Janssen.
16 Novembro 2020, 11h16

O Reino Unido inicia hoje um novo ensaio para testar a vacina contra a Covid-19, sendo este o terceiro teste no país contra o vírus, avança a “BBC” esta segunda-feira. A vacina que o Reino Unido vai começar foi desenvolvida pela empresa belga Janssen, que utiliza um vírus da gripe geneticamente modificado para treinar a proteção do sistema imunológico.

Este ensaio chega uma semana depois da Pfizer e da BioNTech anunciarem uma vacina que garante mais de 90% de eficácia, uma notícia que deixou o mundo a celebrar a possibilidade de uma cura. No entanto, como ainda não foi aprovada para uso geral, as farmacêuticas continuam na luta para descobrir uma cura que dê imunidade a longo prazo.

“É realmente importante procurarmos vacinas diferentes de vários fabricantes diferentes”, apontou Saul Faust, diretor do NIHR Southampton Clinical Research Facility, que irá liderar o estudo. “Não sabemos, simplesmente, como cada uma das vacinas se comporta e não podemos ter a certeza que o fornecimento de um único fabricante será eficiente e seguro”, sublinhou.

O ensaio recrutou seis mil pessoas no Reino Unido, mas os esforços globais para a procura de uma cura querem elevar o total de participantes para 30 mil, de forma a analisar todos os efeitos provenientes da vacina da Janssen. Tal como no ensaio clínico da Pfizer/BioNTech, metade dos voluntários irá receber duas doses da vacina com dois meses de intervalo.

Paralelamente, a Janssen já iniciou um ensaio clínico de grande escala da sua própria vacina, onde os voluntários presentes no teste já receberam a primeira dose. Os resultados dos dois ensaios clínicos podem demorar entre seis e nove meses até estarem disponíveis devido à incerteza causada pelo vírus.

De acordo com a “BBC”, enquanto a vacina da Janssen altera geneticamente o vírus da gripe comum para o tornar inofensivo, a Pfizer injetou parte do código genético do novo coronavírus nos voluntários. À semelhança do laboratório belga, a Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca também optaram por injetar nos voluntários o vírus da gripe modificado, sendo que as suas vacinas também já se encontram em testes no território britânico.

Com três ensaios clínicos a acontecer no Reino Unido, para perceber a fiabilidade das vacinas, o país conta com um total de 25 mil voluntários participantes nos testes. O governo de Boris Johnson já realizou pedidos antecipados para seis vacinas em desenvolvimento, sendo que 30 milhões de doses são da Janssen.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.