O Reino Unido removerá todos os 11 países da sua lista vermelha de viagens COVID-19, na quarta-feira, porque agora existir transmissão comunitária de Omicron, revelou o secretário de Estado da Saúde Sajid Javid citado pela “Reuters”.
“Agora que há transmissão comunitária da Ómicron no Reino Unido e a Omicron espalhou-se amplamente pelo mundo, a lista vermelha de viagens agora é menos eficaz”, disse Sajid Javid, acrescentando que os britânicos vão manter as medidas de “testagem para viagens internacionais”.
Os 11 países que serão retirados da lista são Angola, Botswana, Eswantini, Lesoto, Malawi, Moçambique, Namíbia, Nigéria, África do Sul, Zâmbia e Zimbabué.
O Reino Unido exige que todos os viajantes que chegam façam um teste PCR ou um teste de fluxo lateral rápido 48 horas antes da partida. Por sua vez, o secretário de transportes, Grant Shapps, disse que as medidas de testagem seriam revistas na primeira semana de janeiro.
“Como sempre, mantemos todas as nossas medidas de viagem sob revisão e podemos impor novas restrições caso haja necessidade de fazê-lo para proteger a saúde pública”, sublinhou Grant Shapps.