[weglot_switcher]

Reitora da UCP: “Não somos obra perfeita, somos projeto e risco”

Na tomada de posse como reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil disse querer construir uma universidade, que seja “mais comunidade que estrutura”.
29 Outubro 2016, 13h50

Isabel Capeloa Gil é a sexta reitora da Universidade Católica Portuguesa e a segunda mulher na história da instituição com tal responsabilidade.

No seu discurso de tomada de posse, perante representantes de toda a academia e de figuras ilustres da sociedade, entre as quais pontificava o antigo presidente da República, Cavaco Silva, esta sexta-feira ao final da tarde, disse querer construir uma “universidade nova”, que seja “mais comunidade que estrutura”, apostada na “investigação” e na “internacionalização”.

Isabel Capeloa Gil tem-se destacado justamente no desenvolvimento da estratégia de internacionalização e da universidade, da qual foi vice-reitora entre 2012 e 2016 e responsável pelos pelouros de Investigação e Internacionalização.

Mais à frente, num dos momentos mais exaltantes da sua preleção, destacou  o papel da universidade nos tempos de hoje: “Não somos obra perfeita, somos projeto, e risco”.

Na sequência, a reitora explicou entender a universidade como espaço primordial do risco, “não só porque aqui… queremos inventar de novo o futuro a cada seis meses, mas porque a missão da universidade é situar-se na vanguarda, transgredir produtivamente as fronteiras do conhecimento, experimentar, explorar com o nobre objetivo de melhorar a condição humana…”

A reitora cessante, Maria da Glória Garcia, lembrou as decisões “muito duras e difíceis” tomadas ao longo dos “quatro árduos anos”, agradecendo a “confiança” em si depositada”.

D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa e magno chanceler da Universidade Católica Portuguesa,  evocou a identidade da Universidade Católica Portuguesa e a sua contribuição para a comunidade académica portuguesa.

Nascida em 1965, Isabel Capeloa Gil cresceu em Macau e estudou nas Universidades de Lisboa, LMU, em Munique, e na Universidade de Chicago, doutorando-se em Estudos Alemães, em 2002.  Professora catedrática de Estudos de Cultura da Faculdade de Ciências Humanas, foi diretora da Faculdade de Ciências Humanas da UCP (entre 2005 e 2012). Em 2007 fundou o Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, da UCP, que se notabilizou no cruzamento das ciências sociais e humanidades nas áreas de cidadania cultural, cognição e criatividade e media e jornalismo.

Na cerimónia, presidida por D. Manuel Clemente, tomaram igualmente posse como vice-reitores Teresa Lloyd-Braga, professora catedrática da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais; José Tolentino Mendonça, professor associado da Faculdade de Teologia; Miguel Athayde Marques, professor auxiliar da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais; e Luís Gustavo Martins, professor auxiliar da Escola das Artes.

A equipa reitoral liderada por Isabel Capeloa Gil inclui ainda como pró-reitor, Fernando Ferreira Pinto, professor auxiliar da Faculdade de Direito, Maria Helena de Almeida, professora auxiliar convidada da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais, como administradora.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.