[weglot_switcher]

Relações com investidores: EDP tem o terceiro melhor departamento da Europa

Num ranking com 318 empresas europeias, realizado no “Ir Magazine Investor Perception Study – Europe 2019”, o departamento de relações com investidores da EDP somou 274 pontos, ocupando o último lugar do pódio, apenas superado pela Allianz e pela Iberdrola.
  • EDP
4 Julho 2019, 07h46

A “IR Magazine”, uma revista especializada em relações internacionais e inicialmente lançada pela prestigiada revista “The Economist”, considerou o departamento de investor relations da EDP – Energias de Portugal, como o terceiro melhor da Europa.

Num ranking com 318 empresas europeias, realizado no “Ir Magazine Investor Perception Study – Europe 2019”, o departamento de relações com investidores da EDP somou 274 pontos, ocupando o último lugar do pódio, apenas superado pela Allianz (371 pontos) e pela Iberdrola (443 pontos).

A “IR Magazine”, que é atualmente uma publicação do IR Media Group, contactou 462 membros da comunidade de investidores da Europa para escolherem três empresas nas várias categorias premiadas de relações com investidores. A primeira escolha atribuiu seis pontos à empresa selecionada, a segunda escolha atribuiu três pontos e a terceira e última escolha atribuiu dois pontos. Apenas as empresas com 25 pontos, pelo menos, integraram este ranking.

No Top 100 ranking encontram-se mais quatro empresas nacionais, além da EDP. A Galp surge na décima-segunda posição, com 188 pontos, seguindo-se a EDP Renováveis, na quadragésima-oitava posição, com 102 pontos, a REN ficou no quinquagésimo-terceiro lugar, com 98 pontos, e a Corticeira Amorim quedou-se na nonagésima-sétima posição, com 75 pontos.

Os investor relations officers da EDP e da EDP Renováveis também surgiram nos lugares cimeiros. Miguel Viana, da EDP, ficou no sexto lugar da categoria entre as large caps (empresas com capitalização bolsista superior a 7,5 mil milhões de euros), enquanto Rui Antunes, da EDP Renováveis, conseguiu a quarta posição da categoria entre das mid caps (empresas com valor em bolsa superior a mil milhões, mas inferior a 7,5 mil milhões de euros).

Além disso, a EDP ficou na quarta posição da categoria “best financial reporting”, no terceiro lugar da categoria “best corporate governance & disclosure” e no primeiro lugar da categoria “best use of technology for IR”.

Entre os onze setores de atividade analisados, a EDP ficou em segundo lugar nas utilities, a mesma posição que a Galp ocupou no setor da energia.

Em portugal, as dez empresas com os melhores departamentos de relações com investidores são todas cotadas no PSI-20. Assim, a EDP surge na primeira posição (274 pontos), a Galp Energia ficou em segundo (188 pontos) e a EDP Renováveis fechou o último lugar do pódio (102 pontos).  A REN (98 pontos) e a Corticeira Amorim (75 pontos) fecham o ‘top 5’.

Na segunda metade da tabela, surge a Navigator (59 pontos), seguindo-se a NOS (57 pontos), a Alti (39 pontos), a Sonae Capital (30 pontos) e a Jerónimo Martins, com a décima posição (28 pontos).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.