[weglot_switcher]

Renault-Nissan e Dongfeng parceiras no desenvolvimento de elétricos

A Aliança Renault Nissan e o Dongfeng Motor Group assinaram uma parceria para o desenvolvimento conjunto de veículos elétricos na China. A nova empresa, eGT New Energy Automotive Co. irá utilizar as sinergias dos dois parceiros para produzir veículos elétricos competitivos para o mercado chinês, o maior do mundo.
29 Agosto 2017, 13h35

A Aliança Renault-Nissan e o Dongfeng Motor Group Co., Ltd. assinaram uma parceria para o desenvolvimento conjunto, e posterior comercialização, de veículos elétricos no mercado chinês. Desta joint venture nascerá uma nova empresa, a eGT New Energy Automotive Co., Ltd. (eGT), que será responsável por conceber um novo veículo elétrico com interconectividade inteligente. O novo modelo terá como base uma plataforma SUV do segmento A da Aliança Renault-Nissan.

A nova empresa será detida em 25% pela Renault e 25% pela Nissan, ficando os restantes 50% nas mãos da Dongfeng. A sua sede será em Shiyan, uma cidade da província de Hubei, no centro da China, local onde também fica uma fábrica da Dongfeng, onde será produzido o veículo elétrico que a empresa desenvolverá. A fabricação espera-se comece em 2019.

“A criação desta co-empresa com a Dongfeng concretiza a vontade comum de desenvolver veículos elétricos competitivos para o mercado Chinês”, disse Carlos Ghosn, Presidente e CEO da Aliança Renault-Nissan. “Temos toda a confiança na nossa capacidade para responder às expectativas dos clientes chineses e reforçar assim a nossa liderança mundial nos veículos elétricos”, acrescentou.

Por seu turno, Zhu Yanfeng, Presidente da Dongfeng, afirmou: “Este projeto é a concretização de um esforço conjunto que visa desenvolver veículos elétricos destinados ao mercado Chinês. Um projeto que assenta num modelo económico inovador”. E acrescentou que a empresa está pronta “para acompanhar a grande transformação do mercado na China, onde a tendência vai claramente para os automóveis elétricos, inteligentes, interconectados e partilhados. Mas é também o testemunho de um aprofundamento da cooperação estratégia entre os três parceiros”.

Recorde-se que a Associação Chinesa dos Construtores Automóveis afirma que este é o maior mercado mundial para veículos elétricos. Em 2016 foram vendidos na China 256.879 veículos elétricos, mais 121% que no ano anterior. Nos primeiros sete meses de 2017 as vendas ascenderam a 204.000 unidades, um crescimento homólogo de 33,6%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.