[weglot_switcher]

Rendeiro foi ameaçado na prisão da África do Sul e defesa pede transferência (com áudio)

Vamos pedir a transferência” de Rendeiro, disse a advogada de João Rendeiro, June Marks.
  • Lusa
14 Dezembro 2021, 09h05

Os advogados de defesa de João Rendeiro vão solicitar a transferência do ex-banqueiro para outra prisão na África do Sul. A defesa disse à Agência Lusa que o ex-banqueiro recebeu ameaças de morte enquanto passou o dia e a noite numa prisão conhecida pela violência e pela sobrelotação.

“Vamos pedir a transferência” de Rendeiro, disse a advogada June Marks. “Como resultado das notícias, ele está a receber ameaças de morte”, apontou Marks, adiantando que os “prisioneiros ouvem as notícias na rádio”.

Após ter sido decretado o adiamento da audição na segunda-feira, dia em que o ex-banqueiro deveria ter sido ouvido após a sua detenção, João Rendeiro foi transferido para a prisão de Westville, uma das maiores do país e a única na região de Durban.

A advogada notou a existência de “desenvolvimentos” no processo e pediu então o adiamento. A advogada admitiu ainda preferir que o caso fosse transferido para Joanesburgo, dado ser uma cidade maior que Durban e ter mais capacidade para lidar com este tipo de casos.

Soube-se também esta manhã que a audiência do português voltou a ser adiada, com a advogada a dizer à “Rádio Renascença” que não sabia se ainda poderão ser ouvidos durante a tarde ou só na quarta-feira.

De relembrar que o ex-banqueiro foi detido no passado sábado, 11 de dezembro, num hotel de luxo em Durban, numa ação que envolveu a polícia sul-africana, portuguesa e agentes da Interpol. As autoridades nacionais aguardam que seja decretada extradição no caso do ex-presidente do Banco Privado Português.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.